No passado dia 10 de março eu e a minha colega Sónia Melo, autora do Chez Sonia, marcámos presença na XVI edição do Festival Internacional de Chocolate de Óbidos, organizado pelo Município de Óbidos. As receitas desenhadas para este showcooking açoriano a quatro mãos foram integralmente criadas por nós e pretenderam mostrar como é possível divulgar, de forma sustentável e criativa, os sabores da nossa Região, conjugando-os com o chocolate, com o intuito de enaltecer a nossa gastronomia e a realidade insular em que vivemos.
Através do nosso showcooking demos a conhecer uma sequência de sabores típicos de várias ilhas, ao referenciar os nossos produtos e ao mostrar o quão privilegiadas somos por vivermos neste paraíso mágico no meio do Atlântico.
Ora vejam o que cozinhámos no Palco Showcooking do festival!
Entrada
Brigadeiro Crocante de queijo do Pico com pimenta da terra e chocolate
Prato principal
A Terra e o Mar: Hambúrguer de alheira e algas em Bolo Lêvedo de Chocolate
Sobremesa
Ilha D. Amélia com coulis de ananás e Uva da Serra
Aproveito esta publicação para renovar agradecimentos à Óbidos Criativa, empresa municipal que organiza o Festival, nomeadamente a quem nos apoiou mais diretamente antes, durante e depois do showcooking: Catarina Machado e Maria Salvador, estendendo o nosso agradecimento ao Francisco, apresentador do evento, e ao Edgar Libório, fotógrafo oficial, e autor desta foto reportagem do nosso Showcooking Açoriano. Estão todos de Parabéns pela capacidade de organização deste mega evento, que já conta com dezasseis edições.
Gostaria de proferir um agradecimento muito especial à Câmara Municipal de Angra do Heroísmo, pelo apoio incondicional dedicado a esta iniciativa. Foi muito gratificante sentir que fui acarinhada pelo poder local e que contribuí para a promoção do meu município. Um agradecimento especial ao Vereador Guido Teles e à sua equipa.
Gostaria de agradecer também a parceria estabelecida com a Pastelaria o Forno. Foi muito interessante a idealização de uma sobremesa para este festival denominada Ilha D. Amélia, enaltecendo a queijada mais típica da Ilha Terceira. Obrigada D. Ana Maria Costa.
Gostaria de agradecer à Quinta do Ti Canoa, parceiro nas micro ervas e flores comestíveis, que concorreram para a frescura e exotismo das receitas confecionadas. Obrigada Rodrigo.
Gostaria de congratular a Companhia dos Açores, em Lisboa, nas pessoas de Eva Ereio e Ângela Amaral. Foi um prazer ter tido a oportunidade de vos conhecer pessoalmente.
Gostaria também de agradecer à Mercearia dos Açores a parceria estabelecida e a simpatia da Carolina Ferreira.
Gostaria de agradecer ao Rei dos Queijos, empresa sediada em Ponta Delgada.
Gostaria de agradecer à Marca Açores, por ter feito questão em nos apoiar e promover.
Por fim, quero deixar um agradecimento muito especial à minha colega de showcooking, Sónia Melo, por me ter lançado este desafio delicioso! Obrigada, minha amiga. Julgo que representámos muito bem os nossos Açores e soubemos promover a região.