Bolo de Milho à moda da ilha do Pico

Scroll down to content
  1. Tradicionalmente, este bolo de milho era uma forma de as famílias terem rapidamente pão, porque não precisava de levedar. Esta mesma receita pode ser transformada em bolo do tijolo se em vez de ser cozido em forno de lenha for utilizado um prato de barro- tijolo- colocado sobre a chama de gás ou diretamente numa chapa (elétrica ou a gás)

    Bolo de Milho à moda dos Açores

Bolo de milho_foodwithameaning

Ingredientes para 1 bolo de 28 centímetros de diâmetro

  • 240 g  de farinha de milho (de preferência amarela)+ farinha para polvilhar a bancada enquanto espalma o bolo de milho
  • 120 g de farinha de trigo T 65 (sem fermento)+ farinha para ir adicionando enquanto molda a bola de massa
  • 240 ml de água a ferver
  • 1 colher de café de sal

Nesta receita eu uso 2 partes de farinha de milho para 1 de farinha de trigo, mas quem gostar do bolo de milho com mais composição de farinha de milho, abaixo, no campo Obs, especifico as proporções para 3 e 4 partes de farinha de milho.


Preparação

1. Num recipiente resistente ao calor misture as farinhas e o sal.

2. Leva-se a água a ferver e quando esta ferver põe-se parte imediatamente por cima das farinhas. Mexe-se muito bem com uma colher de pau para escaldar as farinhas.

Obs. A consistência deve ser idêntica à da massa de pão normal.

3. Vai-se juntando aos poucos a restante água, mexendo muito bem para que não se formem grumos. Deixe a massa repousar até arrefecer.

4. Faz-se o bolo de massa (acrescenta-se um pouco de farinha de trigo e amassa-se novamente com as mãos até envolver as farinhas antes de formar a bola final) e estende-se, numa superfície polvilhada com farinha de milho com 25 cm de diâmetro e 2 cm de altura – tamanho da frigideira de barro, se for para ser cozinhado no tijolo.

5. Levam-se a cozer os bolos em forno de lenha.

6. Se optar por fazer o bolo em forno elétrico, imediatamente antes de fazer o bolo ligue o forno a 250ºC com ambas as resistências elétricas. Na altura de colocar o bolo, baixe para 220ºC e marque 30 minutos (mantenha as duas resistências ligadas). Após os 30 minutos, selecione a opção grill e marque 10 minutos para dourar o cimo do bolo.

Obs.

  1. Passe as mãos por água antes de formar a bola, pois ajuda a evitar que a massa se cole às mãos.
  2. Os bolos de milho cozem em forno de lenha – ou no prato de barro- até estarem com bolhinhas, sinal de que estão cozidos.
  3. O bolo do tijolo tem de ser virado para cozer dos dois lados ao passo que o tradicional bolo de milho cozinhado em forno de lenha não .
  4. Há quem faça a proporção de 3 partes (usando a medida de cup) de farinha de milho (total 360 g) para 1 medida (cup) de farinha de trigo (120 g). Nesse caso, terá de adicionar 625 ml de água (2,6 cup de água, sendo cada medida de cup 240 ml). Renderá dois bolos de milho mais pequenos.
  5. Há também quem faça a proporção de 4 partes de farinha de milho (480g) para 1 medida de trigo (120g). Nesse caso, terá de adicionar 780 ml de água. Renderá dois bolos médios.

 

Bolo de milho_Foodwithameaning_

Deixe uma Resposta

Please log in using one of these methods to post your comment:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

%d bloggers like this: