Com a mudança do horário de verão para o de inverno, os dias ganharam luz cedinho e perderam-na ao fim da tarde. Confesso que preferia manter o horário anterior, porque, desta forma, as tardes luminosas terminam às cinco da tarde, o que condiciona a reportagem fotográfica das receitas, já que prefiro que estas sejam captadas com luz natural. A única vantagem desta mudança de hora prende-se somente com o facto de termos passado a jantar e a deitar mais cedo.
Com a chegada dos dias mais curtos vai-se sentindo a antecipação do São Martinho. As castanhas, fruto eleito desta época, já estão disponíveis nas bancas dos mercados, e a vontade de comê-las aumenta. Como temos um castanheiro no nosso pomar, todos os anos somos brindados com castanhas. Apesar de a árvore ainda ser jovem, esta nunca nos desilude e dá-nos castanhas bem docinhas.
E que comece a comemoração do São Martinho com este pudim de castanha com um leve toque de chocolate!
Pudim de Castanha
Ingredientes
- 4 ovos
- 1 lata de leite condensado
- 600 g de castanhas cozidas e descascadas
- 1 cálice de vinho do Porto
- 500 ml de leite
- 30 g de cacau em pó (usei 15 g)
- Caramelo líquido
Preparação
Coza as castanhas, descasque-as e reduza-as a puré no copo do seu robô de cozinha ou com a varinha mágica. Poderá utilizar parte do leite para que a tarefa fique facilitada.
Coloque todos os ingredientes, com exceção do caramelo líquido, num copo liquidificador, ou no copo do seu robô de cozinha, e misture tudo muito bem.
Deite o preparado numa forma para pudim, previamente caramelizada, e leve a cozer em banho-maria, em forno pré-aquecido, a 200°C durante 50 minutos. Verifique a cozedura com recurso ao teste do palito.
Deixe arrefecer e leve ao frigorífico.
Retire do frigorífico cerca de meia hora antes de servir. Desenforme para um prato que suporte a calda de caramelo.
Eu servi o pudim neste maravilhoso prato de pé que adquiri nas Lojas DeBORLA. Sabiam que a coleção de Natal já está exposta na loja? Eu estive lá ontem e tive de me controlar para não trazer a loja comigo para casa!
Acredito que deve ser um pudim bom ! Só de ver em foto já abre bem o apetite . Talvez faça, mas com castanhas congeladas . Não sei por que razão não sou boa a fazer caramelo para forrar as formas . Há dias fiz um bolo de ananás untado de caramelo e não me deu muito certo . Mas hei-de tentar até acertar .
GostarGostar
Olá Madalena! Tente que vai gostar deste pudim! Pode usar o caramelo de compra. Não há problema! Beijinhos
GostarGostar