Sempre que possível, é preferível utilizarmos remédios caseiros do que remédios químicos, que contêm algumas contra-indicações. Os medicamentos naturais nem sempre estão livres de causar sintomas indesejados, mas com certeza, é bem mais raro acontecer isso com remédios caseiros já que na maioria das vezes nestes são utilizadas frutas, legumes, hortaliças ou ervas, que dificilmente farão algum mal à saúde quando utilizadas com moderação. É o caso da receita de hoje, um xarope de cenoura, do tempo dos nossos avós, indicado para a tosse e expectoração. A cenoura possui diversas propriedades medicinais. Essa hortaliça é rica em vitamina A, que atua como antioxidante, além de melhorar o aspecto da pele, cabelos e mucosas. Ela também possui quantidades significativas de sais minerais, como fósforo, cloro, potássio, cálcio e sódio, bem como vitaminas do complexo B. Devido a essas substâncias, a cenoura é tida como antisséptica, antibacteriana, cicatrizante e diurética. É importante lembrar que se os sintomas não desaparecem após o uso do xarope, é aconselhável que se procure um médico para fazer uma avaliação do caso. Casos avançados de problemas respiratórios podem não se resolver com o xarope de cenoura.
Ingredientes
- 1 Cenoura
- 2 colheres de sopa de açúcar, mascavado de preferência
Poderá ainda adicionar
- umas gotas de limão
- 1 pedaço do tamanho de um dedo de gengibre descascado ralado
Preparação
Corte a cenoura em rodelas finas e polvilhe com o açúcar.Poderá também adicionar limão e o gengibre ralado.
Deixe repousar durante, pelo menos, uma hora, até formar uma calda (o ideal são 3 horas). Dê uma colher de chá de manha e à noite ou vá tomando ao longo do dia quando estiver com mais tosse. Poderá também comer a cenoura.
OUTRA RECEITA, desta vez com a cenoura triturada e mel.
Ingredientes
- 4 cenouras grandes
- 1 chávena (chá) de mel
Preparação
Descasque as cenouras e corte em pedaços médios para colocar no liquidificador. Bata as cenouras no liquidificador com um pouco de água até se formar uma pasta. Depois utilize um pano limpo para coar o sumo da cenoura. Aperte bem o pano para conseguir a maior quantidade de sumo. Em seguida, misture esse sumo com o mel e leve ao lume. Deixe ferver até que a mistura fique grossa, semelhante a um xarope.
As crianças devem tomar 1 colher (sopa) do xarope 3 vezes ao dia. Para os adultos, recomenda-se 2 colheres (sopa) também 3 vezes ao dia. O xarope pode ser usado enquanto persistir a tosse, e sempre que for preciso, pode-se fazer a receita novamente e utilizar o remédio caseiro.
Contraindicação
Esse xarope não deve ser usado em crianças menores de 1 ano de idade, por conter mel O mel, normalmente contém uma bactéria chamada Clostridium botulinium, que causa uma intoxicação chamada de botulismo. Essa bactéria é eliminada pelo intestino dos adultos e crianças maiores de 1 ano. Porém, nos bebês, o sistema gastrintestinal ainda não está totalmente desenvolvido, ficando exposto à contaminação. O botulismo pode causar tremores, dificuldade de deglutição, moleza no corpo e falta de apetite. Em casos mais graves, há o risco de insuficiência respiratória e de complicações neurológicas
Meu Deus, que maravilha, eu amo receitas caseiras e não conhecia essa , vou fazer pq confio nos remédios caseiros.
obrigada
Bjs
GostarGostar