Marrons Glacés…em Dia de São Martinho

Scroll down to content

A receita de hoje requer muita paciência, pois necessita de 4 a 5 dias para poder ser degustada, mas garanto-vos que o resultado compensa. Aqui nos Açores a castanha nem sempre é muito doce, uma vez que há pouco frio, por isso, decidi que seria uma boa opção experimentar a receita  das marrons glacés para comemorar o Dia de São Martinho.

Diapositivo4

 

INGREDIENTES
– 300g de castanhas descascadas
– 450g de açúcar
– 450ml de água
– ½ fava de baunilha

PREPARAÇÃO

Para limpar as castanhas:
Retire delicadamente a primeira pele (mais grossa) das castanhas. Muito cuidado para não quebrá-las, pois para esta  receita é importante que as castanhas estejam inteiras.
Coloque-as numa panela com água e leve ao lume. Quando começar a ferver, conte 3 minutos e desligue. Retire a  segunda pele às castanhas.  Leve-as a cozinhar em lume baixo durante 10 minutos. Depois, passe as castanhas por água fria para parar a cozedura e mantê-las firmes.

Para “confitar”:
Numa panela, coloque o açúcar e a água e deixe ferver em lume médio até que a mistura fique transparente. De seguida, aumente o lume e quando começar a formar uma espuma, coloque a baunilha cortada ao meio. Deixe cozinhar  mais 3 minutos. Adicione então as castanhas limpas. Quando começar a ferver de novo, conte 1 minuto, desligue o lume e deixe as castanhas no xarope durante 24 horas.

No dia seguinte, retire as castanhas, reserve o xarope. Leve o xarope ao lume, e deixe ferver. Quando começar a ferver, coloque novamente as castanhas e conte 2 minutos. Repita esse processo durante mais dois dias.

No quarto dia, retire as castanhas do xarope e coloque-as numa forma com papel vegetal ou sobre uma grelha suspensa. Deixe-as secar durante pelo menos 3 horas antes de degustá-las!

MODO EXPRESS

(Completamente diferente da receita original)
Existe um método mais simples que também funciona. Para isso, compre as castanhas em conserva, embebidas em xarope de açúcar.

Retire o xarope da lata ou do frasco e reserve. Numa tigela misture 6 colheres de sopa do xarope da conserva com 75 gramas de açúcar de confeiteiro. Mergulhe as castanhas nessa mistura e coloque-as em cima de papel vegetal ou sobre uma grelha suspensa. Leve-as a secar em forno pré-aquecido, a 180 graus, durante 3 minutos.

fonte da receita

Diapositivo1

Deixe uma Resposta

Please log in using one of these methods to post your comment:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

%d bloggers like this: