Os Económicos, biscoitos típicos de Trás-os-Montes, são também conhecidos por Bolos de Azeite da Beira Baixa. Caracterizam-se por ser de simples confecção e duram muito tempo guardados em caixas herméticas ou sacos. A receita aqui publicada foi adaptada para uma pequena quantidade e os bolos foram cozidos em forno doméstico.
São ótimos para o pequeno-almoço ou para um lanchinho rápido.
Tal como faço com os scones, e por serem uns bolinho secos, costumo cortar os biscoitos ao meio e acompanhá-los com compota ou com uma fatia de queijo.
Ingredientes:
- 5 ovos
- 250 g açúcar
- 1 chávena de leite
- raspa de limão
- 1 cálice de aguardente
- 2 colheres de sopa de manteiga
- 100 ml de azeite
- 1 colher de chá de fermento
- 1 colher de chá de bicarbonato de sódio
- 800 g de farinha T65
- canela e açúcar para polvilhar
Modo de preparação:
Com a batedeira, bater muito bem os ovos com a manteiga, o azeite, o açúcar, a aguardente e a raspa de limão.
Colocar o gancho das massas na batedeira e juntar aos poucos a farinha, previamente misturada com o fermento e o bicarbonato, até obter uma massa homogénea.
Com uma colher de sopa dosear as quantidades e vertê-las sobre o papel vegetal que cobre o tabuleiro de ir ao forno. Modele com a colher como se estivesse a fazer suspiros.
Polvilhe o cimo de cada económico com canela e açúcar.
Leve ao forno a 200º C- com resistência inferior e superior ligada/ventilação, aproximadamente 10 a 15 minutos (o tempo vai depender do tamanho do biscoito).
Repita até esgotar a massa. Esta receita dá para aproximadamente para 18 biscoitos um pouco maiores do que a palma da mão. Rendeu dois tabuleiros de forno.
Nota. Há quem pincele os económicos com ovo antes de polvilhar com canela e açúcar.
Republicou isto em cristinalpf.
GostarGostar