Sabia que…
O millet é um cereal especialmente importante para as terras estéreis, uma vez que necessita de um baixo teor de água para ser cultivado, germinando, assim, nestes solos?
E sabia que a partir dos grãos de millet é produzido pão, mingau, malte e cerveja?
O millet classifica-se como um cereal secundário. É originário dos continentes Africano e Asiático, tendo sido dos primeiros cereais a ser cultivados, há 6000 anos. Assim, é um alimento mais antigo do que o arroz. É um cereal isento de glúten e apresenta alto teor de fibra, vitamina B1 (tiamina), ácido fólico, fósforo e magnésio. É ainda fonte de ferro, zinco e das vitaminas B6 e B2.
Por estas tão válidas razões, nós devemos passar a considerar o millet na nossa dieta diária, como acompanhamento de pratos de carne ou peixe, ou até mesmo inserido numa solução vegetariana e vegana.
Nesta salada de hoje, o millet é prato principal.
Salada de Millet com Roti de Peru, Hortelã e Amêndoa torrada
Ingredientes
- 1 chávena de millet (milho painço)
- 3 cebolos (pé de cebola antes de formar o bolbo)
- ¼ chávena de salsa picada
- 2 colheres de sopa de hortelã picada
- 2 ovos cozidos
- roti* de peru assado ou peru cozido desfiado
- ¼ de chávena de amêndoas torradas e cortadas em lascas
- ¼ chávena de azeite
- ¼ chávena de sumo de limão
- Sal e pimenta
- 2 colheres de sopa de cebolinho picado
* adquirido no hipermercado Continente (peça já temperada)
(Ligue o forno a (190ºC). Coloque o roti num tabuleiro, salpique sal marinho e regue com azeite, duas colheres de sopa de molho inglês e outras duas de molho de soja.
Leve ao forno cerca de 1 hora, virando a carne e regando de vez em quando com o próprio molho)
Preparação
Lave o millet e cozinhe-o com o triplo da água durante trinta minutos. Escorra bem. Apare os cebolos e corte-os em fatias finas. Misture o millet, o peru assado cortado aos pedacinhos, os cebolos finamente cortados, a salsa e a hortelã. Descasque os ovos e corte-os em pedacinhos. Junte as amêndoas. Num frasco, misture o azeite com o sumo de limão. Deite sobre a salada e misture bem, até obter uma solução uniforme. Guarneça com cebolinho picado e flores comestíveis (usei cravina) Sirva simples, com pão pita ou como recheio de tortilhas.
Flores provenientes da Quinta do Ti Canoa.