Tal como a Isabel Fernandes, uma das dinamizadoras do desafio Dia Um Na Cozinha, afirma o “outono é mesmo uma estação especial” porque se encontra associada a ” tardes em casa ao som da chuva”, a “chocolate quente ou chá”, a “maratonas de filmes, a manta no sofá”, e a “forno ligado”, do qual ” exaltam odores inebriantes que inundam as cozinhas”. Por estes motivos todos, e mais alguns, a Isabel, autora do blogue Brisa Marítima, lançou, conjuntamente com a Aida e com o Paulo Herculano o tema “Pães Doces” para o desfile da 42ª edição do “Dia Um… Na Cozinha”. Foi com muito gosto de aceitei este desafio, após alguns meses sem conseguir participar.
Caracóis Doces de Alfarroba e Frutos Secos
Ingredientes
- 1/2 chávena de margarina ou de manteiga sem sal (amolecida)
- 100 ml de leite à temperatura ambiente
- 150 ml de água morna
- 1 saqueta de fermento Fermipan
- 600 g de farinha T55
- 60 g de farinha de alfarroba
- 100 g de açúcar
- 1 ovo
- 1 colher de café de sal
Preparação
Aqueça a água a 37ºC e junte-lhe o fermento. Misture. Deixe repousar 10 minutos.
Coloque as farinhas, o açúcar e o sal numa taça grande e faça um buraco no centro.
Junte o ovo e a manteiga e amasse. Vá juntando a água morna com o fermento reservada, amassando sempre. Termine com o leite e volte a amassar até que a massa fique uniforme e não se agarre à tigela.
Divida a massa em 12 pedaços iguais. Recorra à balança para ser mais preciso(a).
Enfarinhe uma superfície e estique cada pedaço de massa fazendo uma tira que depois será achatada e enrolada com o formato de caracol.
Disponha os caracóis juntos num tabuleiro forrado com papel vegetal e deixe levedar cerca de 1 hora e meia a duas horas.
Pré-aqueça o forno a 200 ºC e leve os caracóis a cozer durante 25 minutos.
Ingredientes para a cobertura
- açúcar em pó
- água ou sumo de limão
- 150 g de frutos secos (mix avelãs, caju, amêndoa, castanha do Brasil)
Preparação
Quando os caracóis tiverem arrefecido, disponha por cima destes os frutos secos, grosseiramente triturados na picadora. Poderá envolvê-los numa calda de açúcar idêntica à abaixo descrita e só depois dispô-los sobre os caracóis.
Numa taça, coloque algumas colheres de sopa de açúcar em pó e um pouco de água ou de sumo de limão. Misture muito bem até formar uma glace que corra em fio. Decore os caracóis com fios de glace. Espere que a glace seque ou delicie-se de imediato.
Estes caracóis estão com um aspecto mesmo delicioso, do tipo “quero mais e mais”. Ainda não experimentei alfarroba mas parece-me que ando a perder algo bastante bom 🙂
Beijinhos …
http://gulosoqb.blogspot.pt/
GostarGostar
Ai jazus!! Que bom aspeto. Agora vou ficar a pensar neles a noite inteira.
GostarGostar