Festival Internacional de Chocolate de Óbidos…aí vamos nós…se o estado do tempo deixar, claro!

Scroll down to content

10mar_chez-sonia e Food with

Proteja a Cor do Planeta Terra. É o único com Chocolate.

A XVI edição do Festival Internacional de Chocolate de Óbidos iniciou-se no dia 23 de Fevereiro e decorrerá até 18 de Março, sempre de sexta-feira a domingo. É uma experiência que promove o divertimento e o lazer das famílias que o frequentam, em torno do consumo do chocolate, este ingrediente mágico que permite dar largas à criatividade e originalidade e à criação de peças extraordinárias para descobrir, conhecer e provar, em múltiplos expositores, exposições e showcookings.

Nesta edição a organização deseja que o público, para além de momentos de alegria e diversão, também adquira uma consciência cívica e ambiental, que possa levar a atitudes e comportamentos de sustentabilidade, pelo que adotou a temática das alterações climáticas como forma de promover as preocupações que nos concernem, alertando às causas, consequências e boas-práticas poderão fazer mudar o mundo.

A cozinha não é excepção. É hoje a montra de como as nossas escolhas podem promover um consumo responsável, evitando o desperdício alimentar, respeitando os alimentos e dando mais valor a tudo o que a mãe natureza nos dá. É razão pela qual amigos e família se juntam para degustar, partilhar e viver emoções que se transmitem pelo palato e pelo saber. É sentir aromas e experimentar texturas nunca antes apreciadas, permitindo acarinhar ingredientes e promover uma cozinha slow food e de futuro.

Neste festival juntou-se o verdadeiramente útil ao saborosamente agradável e criou-se um evento onde, com uma consciência ambiental, se pode desfrutar do melhor que o chocolate oferece: esculturas de chocolate, showcooking de receitas com chocolate produtores e distribuidores de chocolate e derivados, street food, atividades para famílias, entre outras surpresas.

texto adaptado daqui

As receitas desenhadas para este showcooking açoriano a quatro mãos foram integralmente criadas por mim e pela minha colega Sónia Melo, autora do Chez Sonia e pretendem mostrar como é possível divulgar, de forma sustentável, os sabores da nossa Região, conjugando-os com o chocolate, e enaltecendo a nossa realidade insular. O Ambiente é o principal cartaz turístico das nossas 9 ilhas açorianas. Devido à preocupação com a manutenção da biodiversidade, da flora e fauna endémica, e como região ultraperiférica, estamos constantemente a promover uma maior consciência cívica e ambiental, alertando para o consumo responsável no que diz respeito a capturas de pescado, criação de gado e produção de leite e seus derivados. O impacto do turismo na nossa natureza é, sem dúvida, outro aspeto muito considerado.

Com o nosso showcooking pretendemos levar uma sequência de sabores típicos de várias ilhas, esperando que, assim, todos os presentes possam ficar a conhecer, através da gastronomia, alguns sabores sui generis da nossa região.

Entrada

Brigadeiro Crocante de queijo do Pico com pimenta da terra e chocolate

Prato principal

A Terra e o Mar: Hambúrguer de alheira e algas em Bolo Lêvedo de Chocolate

Sobremesa

Ilha D. Amélia com coulis de ananás e Uva da Serra

Está tudo a postos para a nossa ida até Óbidos! Vamos só esperar que o estado do tempo ajude, já que as previsões não são as mais animadoras!

No regresso, prometo contar-vos todos os pormenores desta nova experiência!

Apareçam por Óbidos no próximo sábado, no Palco Showcooking, pelas 13:00.

Venham dar-nos o vosso apoio!

27849492_1220352541430138_2029975399_n

 

Deixe uma Resposta

Please log in using one of these methods to post your comment:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

%d bloggers like this: