Arancini…e as experiências italianas continuam cá por casa

Scroll down to content

Os arancini são um produto tradicional da culinária da ilha da Sicília, na Itália. Consistem num pastel de arroz frito recheado com um molho de carne picada. Por vezes, é também preenchido com molho de tomate, queijo, ervilhas ou outros ingredientes como frutos secos: tomate, pistácios, etc. O nome arancino é derivado da palavra italiana arancia, que significa laranja, devido à sua semelhança com este fruto.

O arancino foi inspirado pelos árabes, que habitaram a região e consumiam arroz e açafrão, com ervas e carne. A parte panada foi introduzida na corte de Frederico II, como forma de conservar durante mais tempo o alimento, quando fosse necessário transportá-lo, em viagem, na caça ou no trabalho no campo.

Em Palermo, celebra-se anualmente o dia de Santa Luzia, em 13 de dezembro, sendo tradicional o consumo de arancini com vários recheios e formas.

Tradicionalmente, o arroz é cozido e depois misturado com manteiga e queijo pecorino, devendo em seguida ser arrefecido numa tábua de mármore. Depois, os pastéis são moldados com a forma desejada, colocando-se no meio uma porção do recheio a gosto. Por fim, são passados por farinha (facultativo), ovo batido e pão ralado, ficando assim prontos para serem fritos. Em Palermo, é comum usar-se açafrão para conferir uma tonalidade dourada ao arroz.

Muitas vezes, os arancinis são feitos com sobras de risotto, como foi o caso deste, que foi confecionado de acordo com  a receita de risotto de chouriço publicada recentemente.

1

Retirei do frigorífico as sobras de risotto e moldei bolas com o tamanho de brigadeiros. Se a massa estiver a agarrar muito nas mãos, o que normalmente não acontece se o arroz estiver frio ou refrigerado, pode molhar as mãos com água para facilitar.

Depois de feitas as bolinhas, bata um ovo inteiro com um garfo e passeos aracini pelo ovo e de seguida por pão ralado. Se o arroz não estiver muito consistente, convém passar as bolas por farinha, antes de passar pelo ovo.

Frite em óleo bem quente e abundante, para que as bolinhas fiquem cobertas e não em contacto com o fundo do tacho. Passado poucos segundos depois de serem mergulhadas no óleo, ficam a boiar e rapidamente douradas.

Retire-as com uma escumadeira e coloque-as a escorrer em papel de cozinha.

Sirva os arancini com molho de tomate, aioli ou molho de iogurte.

Acompanhei com aioli e com rodelas finas de kumquat. Este citrino casou muito bem com o risotto de chouriço, conferindo frescura.

Ingredientes para o MOLHO AIOLI

  • 2 dentes de alho
  • 125 ml azeite
  • 125 ml óleo
  • sal grosso q.b.
  • sumo de limão q.b.
Descasque e corte os alhos em pedaços para dentro de um almofariz.

Adicione um pouco de sal e, com a ajuda do pilão, esmague tudo até obter uma pasta.
Coloque um pano de cozinha debaixo do almofariz para evitar que este se mova. Com uma mão, verta o azeite em fio e, entretanto, com o pilão na outra mão, misture sem parar. É importante verter muito pouco azeite nesta fase, para conseguir emulsionar a mistura.
Adicione depois o óleo, também em fio.
Retifique de sal e, caso pretenda, aromatize com algumas gotas de sumo de limão.

Dicas

É imprescindível adicionar o mínimo de azeite na fase inicial, e sempre a misturar com a outra mão. Pode substituir o óleo vegetal por igual parte de azeite virgem extra, caso prefira um sabor mais intenso. Se, depois de todo o processo, não conseguir obter uma mistura homogénea, tipo a maionese, não desespere! Coloque 125 ml de óleo ou azeite num copo estreito e alto juntamente com uma gema de ovo. Coloque o braço da varinha mágica no centro e, sem mover, ligue no máximo. Assim que os dois elementos estiverem emulsionados adicione, aos poucos, a mistura de azeite, sal e alho. Retifique os temperos. Se preferir um aioli menos espesso, na fase final adicione uma ou duas colheres de chá de água morna.

Finalmente corrija o sabor do molho com sal e pimenta e, se quiser, adicione também o sumo do limão. Sirva o molho aioli como entrada, acompanhado de pão ou torradas, ou use para temperar saladas e como acompanhamento de pratos de carne, peixe ou frutos do mar.

Sirva os arancini com o molho aioli e com rodelas de kumquat, tangerina ou mandarina.

4
3
5

Deixe uma Resposta

Please log in using one of these methods to post your comment:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

%d bloggers gostam disto: