Quando vamos dormir, preparamo-nos para repor energias e recarregar baterias para enfrentar mais um dia. Eu, até ver, não sofro de insónias, mas, curiosamente, é no silêncio da noite que escolho ementas para a semana, combino mentalmente ingredientes, penso em receitas, em formas de as apresentar através das fotos e em retalhos de textos que vou lendo pertencentes a diferentes géneros. Por isso, o meu caderno de anotações acompanha-me sempre, bem como a minha agenda. Estes detêm lugar reservado na mesinha de cabeceira e estão sempre prontos para serem confidentes das ideias que vão surgindo. Trata-se de um bailado que ginastica o cérebro até que a consciência se desliga e eu embarco no sono. Com este vêm os sonhos, alguns mesmo associados a experiências culinárias, que se intrometem em tantos outros temas por vezes incompreensíveis, como são quase sempre os sonhos. Esta receita de hoje, um simples paté de beterraba, fez parte de um sonho, que terminou assim em tons cor-de-rosa. Há sonhos mimosos. Este foi um deles.
Paté de beterraba e pimento encarnado assado
Ingredientes
3 colheres de sopa de queijo ricotta
3 colheres de sopa iogurte natural (também fica bem com maionese)
1 colher de sopa de azeite
1 beterraba pequena crua triturada
meio pimento encarnado assado
cebolinho
noz moscada
pimenta preta
sal
Preparação
1. Leve o pimento a assar no forno ou na brasa. Retire a pele e as sementes. Deixe arrefecer por completo. Poderá optar pelos de compra já prontos a utilizar.
2. Descasque a beterraba e triture-a com o pimento e o iogurte até formar uma pasta. Convém recorrer a um robô de cozinha.
3. Junte o queijo ricotta, o azeite e tempere com noz moscada, sal e pimenta preta a gosto.
Dica: Pode substituir a beterraba por espinafre cozido e triturado para criar uma versão diferente