O romanesco é a inflorescência comestível da planta, tal como acontece com a couve-flor, com os brócolos e com a couve-de-bruxelas. É originário da Itália e mais precisamente de Roma. A sua forma geométrica é muito decorativa devido à sua disposição espiralada. A sua forma fractal é muito interessante pois podemos observar infinitos detalhes gerados por um padrão repetido, sendo cada uma das partes semelhantes à aparência do todo do romanesco. Portanto, é, no meu entender, uma obra-prima da natureza.
A sua consistência é ainda mais tenra que a da couve-flor, devendo portanto ser apenas levemente cozido, e podendo também ser utilizado cru, em saladas.
Os nossos romanescos resultaram de uma experiência que o meu marido fez na horta. Sempre achei o romanesco algo monumental, mas desconhecia o seu sabor, por não se encontrarem à venda por aqui. Por esse motivo, este ano, alguns pés de romanesco dividiram a horta com as couves e com os brócolos.
Nós esperámos que encorpassem e, antes que espigassem, fizemos uma deliciosa salada quente com eles.
Ingredientes
romanesco
brócolos
couve-flor
cenoura
alho
azeite
mistura de cinco pimentas
sal
1 colher de sobremesa de especiarias para saladas (Margão)
Preparação
1. Cozer os legumes a vapor. Colocar a cenoura no fundo e os restantes legumes por cima. Estes cozerão primeiro, pelo que terão de ser retirados quando estiverem al dente.Temperar com sal.
2. Numa frigideira, colocar duas colheres de sopa de azeite e dois ou três dentes de alho picados. Deixar alourar levemente (sem queimar).
3. Adicionar os legumes e temperar com mais um pouco de sal e com as especiarias acima especificadas. Tapar. Envolver cuidadosamente os legumes uma ou duas vezes enquanto são salteados, evitando desfazê-los. Regar com mais um fio de azeite se achar necessário.
Poderão ser prato principal ou acompanhamento de qualquer outro prato.
Deliciem-se e respirem saúde com esta receita.
Também e pela primeira vez semeámos na horta este ano. Estou desejosa de ver florir, mas ainda estão pequenas 😦 Oxalá cresçam algumas que dêem para uma salada como a tua 😉
Beijinhos
GostarGostar
Gosto muito desse tipo de Saladas, com legumes variados e um molho bem apaladado. Nunca comi esse legume e não sabia que se chamava romanesco. Gostei muito de conhecer as suas origens. Obrigada por teres partilhado. Bjs. Bombom
GostarGostar
Esse legume eu também nunca havia visto, Mas essa salada ficou com um aspecto tão saboroso que deu vontade de experimentar!
Abraços,
http://www.montealegrerefrigeracao.com
GostarGostar