Um bolinho em cone de gelado? Esta foi a materialização de uma ideia para a participação da sala da Pré-A da escola Tomás de Borba no concurso de cupcakes dinamizado pelos professores de inglês. Eu e a minha pequenita preparámos a massa do queque em casa e, no dia seguinte, transportámos os seis queques para serem decorados pelos coleguinhas da sala. Foi hilariante vê-los a manejarem o saco de pasteleiro que continha o creme e a tentarem dar a forma de gelado à cobertura. Mas o ponto mais alto centrou-se na decoração do creme com bolinhas coloridas de arroz tufado. Quando estas não aderiam e caíam sobre a mesa, era ver os pequeninos a tentarem apanhar as bolinhas saltitonas, como se de um jogo de ping-pong se tratasse. Foram momentos muito divertidos.
Devem estar a pensar como é que o queque foi parar dentro do cone de gelado. Pois, existem duas formas disso acontecer, ou melhor, três: fazer o queque numa forma e depois de pronto encaixá-lo no cone de bolacha; colocar a massa na forma de queque e inserir o cone “de cabeça para baixo” ou encher o cone de massa e levá-lo a cozer ao forno. São tudo opções. Achei a terceira a menos viável, mas foi por essa que optei. E respondendo já à vossa primeira pergunta, a massa de bolacha não queimou, continuou estaladiça e o bolo cresceu e cozeu lindamente lá dentro. Depois de arrefecer foi só decorar.
Os cones de gelado foram cheios com a massa de bolo até cerca de dois centímetros do bordo.
A massa cozer em 18 minutos, em forno pré-aquecido, mas o tempo varia de forno para forno, por isso, convém estar atento à cozedura e ir vigiando pelo vidro do forno.
A receita que utilizei foi a de angel’s cake publicada aqui. Adicionei à massa missangas de açúcar coloridas. Ficou um cupcake salpicado de muitas cores por dentro. O creme utilizado foi baunilha e de compra, já pronto para decorar.
Este cupcake em forma de gelado é, sem dúvida, uma ideia muito gira para aniversário de criança.
Gostei muito da ideia.
Ficaram lindos e imagino que uma delicia
bjs
GostarGostar
Estão fantásticos, pena é ter de se furar a mesa para os segurar de pé. 😉
GostarGostar
Só mesmo tu para me fazeres rir.bjs:)
GostarGostar
Bom dia, gostava de pôr em prática esta receita para o aniversário da minha filha. Uma prima há um mês atrás sugeriu esta ideia. Mas sinceramente não sei onde encontrar os cones. Poderia dizer-me onde adquiriu os seus e qual a medida do cone? obrigada
GostarGostar
Comprei aqui na ilha na Base Americana. Cá fora, nos supermercados e hipermercados encontrei cone sem ser com base achatada. Tente nas gelatarias. Possivelmente terão e talvez poderá adquirir diretamente.
Se fizer, garanto-lhe que vai ser um sucesso.
Beijinhos e obrigada pela visita.
~Patrícia
GostarGostar
Belíssima ideia!
Abraços,
http://www.montealegrerefrigeracao.com
GostarGostar
Acho a ideia genial e sim, ficam lindos e consigo visualizar a animação da criançada a decorá-los e a correr atrás das bolinhas coloridas.
Gostei dessa ideia de irem a cozer dentro dos cones, nunca me ocorreria, pois acharia precisamente que iriam queimar.
Beijinhos,
Lia.
GostarGostar
Oh, acho super fofos e giros!
E aposto que os muidos adoraram 🙂 eu ia adorar.
Muito fixe a ideia de cozer dentro do cone.
Um beijinho.
GostarGostar