Creme de vitamina C com manjericão-canela

Scroll down to content

A semana passada foi uma semana considerada “de loucos” por toda a azáfama inerente às diferentes atividades operacionalizadas na escola onde trabalho. Para além da componente letiva da minha profissão, esta foi a semana em que tive todas as minhas turmas a testar as suas competências. Os testes surgiram como cogumelos e a pasta habitual teve de transformar-se em trolley para que manuais, fichas de trabalho e fichas de avaliação coubessem lá dentro, para não falar de tudo o resto que um professor acarta diariamente,  incluindo os seus objetos pessoais, a merenda para meio da manhã e a marmita para o almoço. Nestes dias, os professores das diversas línguas lecionadas na escola dinamizaram a Semana das Línguas, através de variadíssimas atividades dentro e fora da sala de aula que  ocuparam reuniões de preparação e disponibilidade permanente aquando da execução das iniciativas. A coincidir com isto tudo, na mesma semana portanto, decorreram  as reuniões intercalares, já conhecidas por serem uma perda de tempo precioso, por não acrescentarem quase nada de novo ao nosso conhecimento.  Com estes dias cansativos e com as temperaturas a descerem, como é próprio do outono, o sistema imunológico ressentiu-se e um pequeno resfriado instalou-se aqui por casa. Resolvi então fazer este creme de vitamina C para  ajudar a combater a constipação e a levantar os ânimos.

Creme de vitamina C com manjericão-canela à moda da Patrícia
Ingredientes
  • abóbora
  • cenoura
  • courgette
  • batata doce
  • 1 laranja
  • cebola
  • azeite
  • manjericão-canela (variante do manjericão com aroma a canela)
  • sal
Preparação
1. Refogue ligeiramente a cebola num pouco de azeite.
2. Adicione os restantes legumes e a batata-doce.
3. Cubra com água e tempere com sal. Leve a cozer cerca de 30 minutos, depois de levantar fervura. Ou use já água a ferver diretamente da cafeteira elétrica.
4. Triture até obter um creme.
5. Retire à laranja um terço da sua raspa. Reserve.
6. Esprema o sumo da laranja coado para dentro da sopa.
7. Perfume com a raspa.
8. Junte 3 folhas de manjericão-canela e triture tudo novamente para que o creme absorva o aroma a canela desta variante de manjericão e o paladar do citrino.
A combinação destes sabores resultou num creme agradavelmente aromático.

16 Replies to “Creme de vitamina C com manjericão-canela”

  1. Nós as duas devíamos abrir uma farmácia. Em vez de medicamentos, servíamos comida: tu, este creme e eu, o meu bolo de vitamina C (lembras-te?). Esta semana também andei ocupadíssima, com os testes e as reuniões.
    Espero que o creme tenha cumprido a sua função e que já estejam todos bem aí por casa.
    Um beijinho,
    Ilídia

    P.S.: Não conhecia o manjericão-canela. Já utilizei manjericão e canela num gelado, mas não sabia que existia esta variedade da erva. Onde encontraste?

    Gostar

    1. É verdade, lembro-me do teu bolo de vitamina C. Fizeste-o também com o propósito de curar uma constipação. Acho que o creme cumpriu a sua função. Hás de experimentar fazê-lo. Com o sumo e a raspa de laranja fica deveras delicioso.
      Quanto ao manjericão-canela é uma variante que conheci à cerca de 2 semanas quando fui aos serviços de desenvolvimento agrário. Apenas me deram um raminho, apanhado à planta-mãe. Eu, que sou uma curiosa, coloquei-o, mesmo sem esperança que rebentasse, num copo com água e acreditas que o raminho está a começar a rebentar umas raizes branquinhas muito pequeninas. Vou transplantá-lo para um vaso com terra. Se conseguir que se desenvolva, arranjo-te um raminho e procedes da mesma forma. É impressionante o aroma desta variante. Passas a mão pelas folhas e ficas com um agradável aroma a canela. A natureza tem destas coisas estranhas.
      beijinhos

      Gostar

  2. Que sopinha tão linda e deliciosa, nunca juntei laranja às sopas, mas deve ser uma delicia de facto !

    As fotos estão fantásticas, cheias de cor e muito apetecíveis ao Olhar ! 🙂

    Quanto à profissão, tenho de admitir que não é mesmo fácil a vossa tarefa, tenho muita admiração pelo vosso trabalho.

    Fiz um pãozinho, pela segunda vez, nunca tinha feito pão e estou mesmo contente, convido-te a espreitar… 🙂 http://brisa-maritima.blogspot.pt

    Um beijinho grande

    Gostar

  3. A combinação laranja e cenoura é perfeita numa sopa, acrescentando-lhe esse aroma do majericão (não conheço essa variedade) o resultado há-de-ter sido uma explosão de aromas.
    Beijinhos

    Gostar

    1. Olá Duxa. O creme ficou mesmo bom. É daquelas coisas tão fáceis de fazer mas que nos confortam, especialmente quando nos sentimos debilitados e cansados. Agora já estou melhor. Na foto coloquei o manjericão-canela para poderem vê-lo. É muito parecido ao convencional, mas ao passar as mãos nas folhas ficamos com um aroma a canela indiscritível.
      Um abraço.

      Gostar

  4. Com esse creme tenho dúvidas que o “bichedo” não se intimide e rume para outras paragens. Ficou mesmo apelativa!
    Desde que descobri que a salsa tem quantidades enormes de vitamina c, uso e abuso.
    Além disso, parece que a canela também é um bom preventivo das constipações. Todos os dias bebo um capuccino polvilhado com a dita, logo pela manhã e na verdade há anos que não sei o que é uma gripe ou constipação.
    Resto de boa semana.
    Um abraço
    Guida

    Gostar

    1. Eu também adoro sopa de salsa, mas infelizmente sou a única cá por casa. Sendo assim, poucas vezes faço a dita sopa. Acho que vou seguir a tua sugestão do capuccino com canela.Temos de investir na farmácia caseira. Um beijinho e bom trabalho.

      Gostar

    1. Quanto ao manjericão-canela é uma variante que conheci à cerca de 2 semanas quando fui aos serviços de desenvolvimento agrário. Apenas me deram um raminho, apanhado à planta-mãe. Eu, que sou uma curiosa, coloquei-o, mesmo sem esperança que rebentasse, num copo com água e acreditas que o raminho está a começar a rebentar umas raizes branquinhas muito pequeninas. Vou transplantá-lo para um vaso com terra. Se conseguir que se desenvolva, arranjo-te também um raminho e procedes da mesma forma. É impressionante o aroma desta variante. Passas a mão pelas folhas e ficas com um agradável aroma a canela. Um beijinho. Temos de marcar outro cafezinho para por o resto da conversa em dia.

      Gostar

  5. Esta parece ser uma óptima maneira de manter as gripes afastadas. Uma espécie de reforço positivo aplicado ao organismo. Já fiz creme de cenoura com laranja. E gostei. Hei-de tentar fazer esta versão. Mas sem o aroma da canela. É-me insuportável, fora do contexto óbvio de sobremesas:)

    Um bom fim-de-semana.

    Mar

    Gostar

Deixe uma Resposta

Please log in using one of these methods to post your comment:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

%d bloggers gostam disto: