Espetadas de Bovino Quinta dos Açores com Penne, Molho Pesto e Couve-de-Bruxelas

Scroll down to content

Ir ao talho do mercado da Quinta dos Açores é sempre um desafio. As opções são tão diversificadas que acabamos por querer trazer tudo o que está na montra. Ontem, a escolha recaiu nas espetadas de bovino e na picanha, mas desta última falaremos durante a próxima semana.

As espetadas de bovino Quinta dos Açores, elaboradas com carne de 1ª, não se encontram temperadas, o que é ótimo porque assim é possível degustá-las utilizando os mais variados temperos. No entanto, e esta é sempre a regra número um, quando a carne é de qualidade, não devemos adicionar-lhe muitos temperos, sob pena de não enaltecermos a grandeza do seu sabor. Foi o que fiz.

Estas espetadas foram apenas condimentadas com sal, pimenta e um pouco de paprika defumada. Os pimentos e o bacon acrescentaram-lhes ainda mais sabor. Foi só colocá-las em cima de uma grelha bem quente e ir virando-as à medida que se apresentavam cozinhadas. O espaço que sobrou na grelha serviu para grelhar os cogumelos frescos, os quais foram temperados com sal, azeite e tomilho.

Acompanhámo-las com massa penne, que cozeu em água e sal, tendo sido depois escorrida e levada a saltear, numa frigideira, com azeite e alho picado. O molho pesto, feito com manjericão, azeite, queijo São Jorge Dop 12 meses e amêndoa, cuja receita podem consultar abaixo, combinou na perfeição, trazendo frescura e riqueza ao prato de massa.

Dos acompanhamentos das espetadas de bovino também fizeram parte couve-de Bruxelas, que, depois de cozidas, foram salteadas em azeite, alho temperadas com um pouco de paprika defumada.

 

MOLHO PESTO DE AMÊNDOA

Ingredientes

25 g de queijo São Jorge DOP 12 meses (ralado)

1 dente de alho

3/4 chávena de folhas frescas de manjericão

1/4 chávena de azeite

1/4 chávena de amêndoas sem pele torradas

sal

Preparação do Molho Pesto

1. Coloquei o manjericão e o alho no almofariz e esmaguei.

2. Juntei  o sal e metade da medida de azeite. Voltei a esmagar até obter uma massa uniforme.

3. Adicionei as amêndoas e o restante azeite, e voltei a esmagar até estas ficarem em pedacinhos.

4. Juntei o queijo ralado e misturei bem.

 

Passem pelo site da quinta e vejam no separador Blog da Quinta, as receitas que criei com a carne e os queijos da Quinta dos Açores. Se são fãs de queijo fresco e de requeijão são várias as sugestões. Vejam também a receita dos hambúrgueres da Quinta em pão de Beterraba, o Strip Stake maturado e a do Bolo Gelado. Todas tentadoras e muito fáceis de confecionar.

Deixo-vos abaixo o link:https://www.quintadosacores.com/blog-da-quinta/

 

 

Deixe uma Resposta

Please log in using one of these methods to post your comment:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

%d bloggers gostam disto: