A alfarroba é uma planta que produz uma vagem semelhante à de um feijão, mas de cor escura como a do chocolate. Tem um sabor adocicado e é transformada em farinha para utilização culinária, o que faz desta uma ótima opção para substituir o cacau e para fazer panquecas de alfarroba. Não é só pela cor e sabor adocicado que a alfarroba é uma boa substituição do cacau. Enquanto este contém mais de 20% de gordura, a alfarroba possui menos de 1%. A alfarroba é constituída por vitaminas do complexo B, que ajudam à manutenção do sistema nervoso e a metabolizar os hidratos de carbono. Também fornece cálcio, magnésio e é fonte de antioxidantes. Cada vez mais, a alfarroba é vista como a melhor substituta do tão guloso chocolate, até mesmo para pessoas alérgicas ao cacau. Devido ao facto de a sua farinha não conter glúten, é mais uma opção para doentes celíacos ou intolerantes ao glúten.
Por sua vez, a farinha de centeio, apesar de conter glúten, oferece benefícios semelhantes a outros grãos integrais: estimula a secreção de insulina; reduz o nível de colesterol; reduz o risco de ter pedras na vesícula; as fibras do centeio ajudam a eliminar as toxinas.
Da junção da alfarroba com o centeio surgiram estas panquecas deliciosas.
Ingredientes
- 2 ovos
- 4 claras (160ml)
- 8 colheres sopa de farinha de centeio
- 2 colheres de sopa de farinha de alfarroba
- 2 colheres de sopa de mel
- 1 colher de chá de aroma de baunilha
- 1 colher de chá de margarina
- 1 colher de café de fermento para bolos
- bebida vegetal de amêndoa q.b.
- 1 pitada de sal
Coloque todos os ingredientes, com exceção da bebida vegetal no liquidificador e bata muito bem. Junte a bebida vegetal até obter a consistência desejada.
Numa frigideira, pequena e anti-aderente, coloque o conteúdo até preencher o fundo.
Deixe cozinhar durante 1 a 2 minutos, ou até começarem a formar-se furinho na superfície da massa e, com uma espátula, vire a panqueca. Repita o processo até findar a massa.
Acompanhe com creme de chocolate e avelãs caseiro (homemade Nutella) e delicie-se.