Sou cada vez mais fã de patés. Este em específico baseou-se num que publiquei a semana passada no Receitas ao Desafio. Depois das festas, e dos habituais convívios entre familiares e amigos, sobraram alguns bolos. Ontem, dia de Reis, resolvi dar por terminada as guloseimas da época e congelei o que sobrou do bolo de figo e do bolo de natal. Do de frutos secos, que ainda não publiquei, não sobrou nadinha. Coincidências à parte, assim que fechei a porta do congelador, ouvi um carro a estacionar. Eram então alguns amigos que vinham para o “Menino mija”, tradição popular aqui dos Açores durante a época de Natal que consiste em convidar e visitar familiares e amigos. Nestes encontros são oferecidos licores caseiros e alguns dos bolos acima referidos. No meu caso, e para brindar os amigos, a garrafeira continuou à disposição mas o acompanhamento foi feito com salgadinhos de pacote e com este paté que improvisei para a situação. Foi um fim de tarde divertido, sem dúvida.
Ingredientes
1 lata de atum temperado (Sociedade Corretora) *
1 embalagem de queijo ricotta (poderá substituir-se por queijo fresco ou queijo-creme)
Preparação
Numa tigela, misturei o conteúdo da lata de atum temperado (constituída por atum, tomate, pimento, cebola e óleo) com o queijo ricotta até obter a consistência de paté.
Decorei com azeitonas pretas.
O atum temperado é muito utilizado aqui nos Açores como pasta para sandes. É uma delícia para ser apreciada de vez enquando tendo em conta de que se trata de um enlatado refogado.
O outro paté mencionado acima encontra-se aqui, no Receitas ao Desafio.
Uma boa semana!
Patrícia
Patricia,
Acho que te desenrascas-te muito bem e pelo ar o teu pate devia estar uma verdadeira delicia.
Desejo-te um feliz ano 2013 com tudo de bom e acima de tudo muita saude.
Beijinhos
GostarGostar
Que paté tão delicioso e bem improvisado!
Sou dos Açores e não conhecia essa tradição! Achei imensa piada 🙂
Posso desafiar-te a participares na minha iniciativa?
http://chez-sonia.blogspot.pt/2013/01/4-iniciativa-tudo-se-transforma.html
Beijinho!*
GostarGostar
fica bom com requeijão?
quando faço paté (confesso que poucas vezes) uso sempre, cebola, tomate, maionese e um pouco de ketchup, para dar cor. Gostei da ideia de nao levar maionese e tenho mesmo que experimentar colocar pimento para substituir o ketchup.
bjs
GostarGostar
Penso que com requeijão também deve ficar bom, mas nunca experimentei. Fujo da maionese o mais que posso. Gostei da tua ideia de utilizar o pimento para atribuir cor, mas talvez teremos que retirar-lhe a casca.
Obrigada pela visita.
um abraço
GostarGostar