Piquenique entre estações

Scroll down to content

O dia amanheceu chuvoso. Olhei para o calendário e questionei se estaríamos a vinte e seis de agosto. Confirmei que sim. Cá dentro a vontade de verão. Lá fora um pré-outono a por em causa o piquenique programado para este domingo. Os chuviscos não demoveram, porém, os piquenicantes. Desliguei o forno. Acondicionei a piza. Preparei a cesta com o silverware de exterior. Retirei as placas térmicas do congelador e coloquei-as dentro da cooler (cula, à boa moda terceirense, e o equivalente a mala térmica). Acomodei a sobremesa dentro de uma tupperware. Abracei as toalhas e as mantas e, num equilíbrio de forças conjunto, colocámos tudo dentro da bagageira do Grand Picasso. Rumámos entre orvalhos até aos Viveiros da Falca.

Fomos os segundos a chegar. O José e o Miguel já lá estavam. Tinham ido mais cedo para reservar a área e começar a fazer as brasas. Depois vinham uns e outros, amigos que já não víamos há alguns dias. Vinte e quatro pessoas ao todo. Uma festa, portanto.
A mesa foi-se compondo com salgados vários e frutos da época: o melão, a melancia, os figos e os maracujás. O Fausto levou um pudim de pão delicioso, feito pelo próprio.
As crianças exploravam curiosas a ribeira, valendo-lhes alguns sustos no musgo deslizante. Corriam atrás da bola. Escondiam-se atrás das árvores, soltando gargalhadas espontâneas que ecoavam e logo desapareciam no ar para ressurgirem mais à frente.
Depois do repasto, as mulheres decidiram fazer caminhadas nos carreiros em terra-batida do parque. O sol desejou testemunhar tudo. Naquele momento era verão outra vez.


 

Piza extra-tomate

Ambas as fotos foram tiradas antes da piza ir para o forno. Não me ocorreu tirar depois:(

Ingredientes para a massa

Massa (massa de pizza do livro base da Bimby):
200 g de água
50 g de azeite
1 colher de chá de sal
400 g de farinhas (200 g de trigo, 100 g de centeio, 100 g de arroz)
1 saqueta de fermento seco, Fermipan

Ingredientes para o recheio

fatias de chourição

molho de tomate e manjericão, já publicado aqui.

pimento vermelho

tomates-uva

cogumelos

queijo mozarela

queijo ilha (São Jorge)

queijo flamengo

azeitonas pretas descaroçadas

oregãos secos

 

No copo da Bimby, coloquei a água, o azeite e o sal e programei 1 minuto, 37 graus, velocidade 2.

Adicionei a farinha, o fermento e programei 2 minutos, velocidade espiga.

Deixei levedar num local morno até dobrar de volume.

Estendi a massa com um rolo até ficar com a forma arredondada. Coloquei-a na forma. Piquei-a com um garfo.

Dispus o molho na base da piza, espalhando-o com uma colher.

De seguida, coloquei os restantes ingredientes e terminei com o queijo.

Levei ao forno, pré-aquecido a 200 ºC, cerca de 20 minutos.

12 Replies to “Piquenique entre estações”

  1. Como sabes, não sou muito dada a piqueniques. Nos últimos anos, tenho feito alguns, por causa do Manel 🙂 E a “nossa” lagoa da Falca (é a das Patas, não?) é bonita, como comprovam as tuas fotos. Quanto à pizza, parece uma delícia. Também ando a abusar do tomate, pois temos tido imensos.
    Beijos e boa semana.
    Ilídia
    P.S.: Pelos vistos, as tuas crianças já regressaram do Pico.

    Gostar

    1. Este verão tem sido fértil em piqueniques. Este já é o terceiro e não sei se nos vamos ficar por aqui. Quem sabe se no próximo alinhas? A lagoa da Falca é a vulgar lagoa das Patas. Este parque de piqueniques fica relativamente próximo da lagoa da Falca, talvez daí o nome de Viveiros da Falca. É um sítio muito agradável. Têm de lá ir nem que seja para passear e para tirar umas fotos.
      A pizza saiu mesmo bem, a avaliar pelos elogios do pessoal, apesar de ter abusado do tomate (no molho e em cima). Curiosamente, do que mais gostaram foi dos tomatinhos.
      Os risos de que falei acima são infelizmente ainda “das crianças dos outros” (GNR?;). As minhas chegam esta sexta-feira. Foram umas férias com os avós em grande.
      Beijinhos.

      Gostar

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.