A Tarte de Santiago é uma sobremesa tradicional da Galiza, na Espanha. É, mais concretamente, oriunda da capital galega, Santiago de Compostela, podendo ser encontrada por toda a Espanha. Os ingredientes principais deste doce são a amêndoa e os ovos, daí eu a ter escolhido como uma das sobremesas desta Páscoa.Não se sabe nada sobre o consumo de amêndoa na Galiza durante a Idade Média, mas sabe-se que a escassez deste alimento converteu-o num luxo reservado a poucos. A primeira notícia que se tem do uso deste “biscoito de amêndoa”, que atualmente se conhece como Tarte de Santiago, data de 1577, durante uma visita de D. Pedro de Portocarrero à Universidade de Santiago de Compostela, ainda que naquela altura fosse denominada “tarte real”. A elaboração e a proporção dos ingredientes lembra a atual Tarte de Santiago. As primeiras receitas fiáveis provêm de notas de Luis Bartolomé de Leybar, datando de 1838, sob a designação de “Tarte de Amêndoa”.A origem da Cruz de Santiago representada na sua superfície data de 1924, ano em que a confeitaria «Casa Mora» de Santiago de Compostela começa a enfeitar as tartes de amêndoa com aquela que viria a ser a sua silhueta característica.Em 3 de Março de 2006, a Tarte de Santiago passou a ser uma Denominação de origem protegida.

Partilho convosco o molde para fazer o stencil. Imprimam-no numa folha branca e colem-no em cartão. Depois é só recortar e obtêm o tamanho certo para a vossa tarte.

TARTE DE SANTIAGO

– 250 gr açúcar (USEI 100 g de mascavado escuro e 150 de amarelo)

– 250 gr farinha de amêndoa (triturei amêndoa granulada até ficar fina, mas com textura)

– 5 ovos

– 1/2 c. chá canela em pó

– raspa de 1 limão

– açúcar em pó q.b.

Bata ligeiramente os ovos com o açúcar e envolva a farinha de amêndoa, canela e raspas de limão. Leve ao forno pré-aquecido a 170ºC, numa tarteira, ou forma de bolo baixa, de 25 cm, untada com manteiga e polvilhada de farinha, durante aproximadamente 30-35 minutos, ou até o palito vir seco. Depois de fria, coloque o molde em cima da tarte e polvilhe com açúcar em pó deixando o formato da cruz de santiago no centro.

Deixe uma Resposta

Please log in using one of these methods to post your comment:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

<span>%d</span> bloggers like this: