
Uma combinação improvável?
Uma delícia, isso sim.
Resolvi fazer uma experiência esta tarde. Tinha comprado uma embalagem de Schiaffoni da Garofallo. Adoro as massas desta marca italiana. Há tempos tive a ideia de associar massa a sobremesa. Pareceu estranho a princípio. Até questionei se resultariam os ingredientes e as texturas numa versão doce. Foi uma inusitada surpresa!
Outras ideias com diferentes recheios já andam a povoar-me a mente.
Coza os Schiaffoni em água a ferver, durante 10 minutos, em pé, dentro do tacho. Retire-os da água e deixe que arrefeçam de pé também.
Derreta o chocolate com o sumo de laranja em banho-maria. Quando o chocolate estiver derretido coloque de imediato o recipiente dentro de outro recipiente com água e gelo e bata com a varinha até solidificar. Reserve no frio antes de rechear a massa.
Triture os morangos e as framboesas. Coloque o preparado num tachinho, junte o açúcar e deixe que ferva e faça ponto estrada. Deixe arrefecer, junte 1 folha de hortelã picada e reserve no frio antes de rechear a massa.
Recheie os pedaços de Schiaffoni com os dois preparados. Por pessoa atribua um schiaffoni com mousse de chocolate, e outros com coulis de frutos vermelhos. (Afinal, esta é uma sobremesa gourmet!)
Sirva com raspa de lima.
INGREDIENTES
8 Schiaffoni
120g Chocolate negro 70% cacau
120g Sumo de laranja natural (coado)
300g frutos vermelhos (usei morangos e framboesas)
30 g de açúcar mascavado
1 folha de hortelã
amêndoa granulada torrada
raspa de lima