
Ingredientes
- 1 lula grande
- 1/2 pimento encarnado
- 1/2 lata de tomate triturado
- 2 cebolos (onion springs)
- 4 dentes de alho
- azeite q.b.
- 1 colher de chá de cominhos
- mistura de cinco pimentas
- colorau fumado
- sal
- um pouco da rama dos cebolos ou cebolinho
- folha de louro
- 1 malagueta
- sumo de limão para servir
Preparação
Faz-se um refogado com a cebola picada, com o alho, o piri-piri e a folha de louro. Junta-se o pimento aos pedacinhos e deixa-se refogar também.
Junta-se o tomate, o corpo das lulas, cortadas às rodelas, e os tentáculos inteiros. Tapa-se a caçarola e deixa-se que levante fervura e destile.
Tempera-se com sal, colorau fumado e mistura de cinco pimentas. Volta-se a tapar a caçarola. A meio da cozedura das lulas, que destilarão bastante, acrescenta-se a colher de chá de cominhos e retifica-se o sal.
Quando as lulas estiverem quase cozinhadas, adiciona-se um pouco de rama de cobolo picada ou cebolinho. Pode até optar por salsa ou coentros.
Acompanham-se as lulas com massa de lacinhos artesanal. Coza-a de acordo com as instruções da embalagem.
Dicas. Podem também acompanhar com arroz branco ou batata cozida ou com uma fatia de pão caseiro torrado ligeiramente aromatizado com alho cru ( para o efeito, basta descascar o dente de alho e raspá-lo no pão) e barrada com uma fina camada de ghee ( manteiga clarificada). A fatia de pão pode ser colocada no fundo de cada prato, onde se serviu o guisado de lula.
No momento de servir, coloque um pouco de sumo de limão por cima das lulas e da massa.