

O bacalhau com natas é uma receita clássica da culinária portuguesa e é uma das mil e uma formas de servir bacalhau. Cremoso, devido à adição de natas e de molho béchamel, é uma receita obrigatória no repertório dos jantares de família. O queijo ralado São Miguel, curado de pasta semidura, com textura firme e apresentando uma cura mínima de 9 meses. tem um sabor sem igual. Aqui, gratinado, elevou o prato.
A acompanhar o bacalhau esteve um branco alentejano Portas da Herdade, fresco, frutado e equilibrado, produzido na Herdade da Farizoa.
Bacalhau com Natas
Ingredientes
- 500 g batata
- 125 ml azeite + qb para fritar
- 400 g bacalhau
- 40 g manteiga
- 40 g farinha
- 250 ml leite meio-gordo
- 250 ml natas
- 1 c. de sopa sal
- 1 c. de sopa noz-moscada
- qb pimenta
- qb gotas de limão
- 3 dentes de alho picado
- 2 cebolas
- 100 g queijo ralado São Miguel (Lactaçores)
Preparação
- 1. Pré-aqueça o forno a 220º C.
- 2. Corte as batatas em cubos e frite-as em azeite.
- 3. Coloque o bacalhau num tacho e cubra-o com água. Leve-o a cozinhar em lume alto, quando levantar fervura baixe o lume e cozinhe 5 minutos.
- 4. Retire o bacalhau da água e reserve 200 ml da água. Deixe arrefecer o bacalhau, retire-lhe a pele e as espinhas e desfie-o em lascas.
- 5. Leve ao lume um tacho, coloque a manteiga até derreter. Junte a farinha e mexa muito bem. Aos poucos, sem parar de mexer, vá juntando a água de cozer o bacalhau reservada, o leite e as natas. Quando começar a ferver, tempere com sal, pimenta, noz-moscada e umas gotas de limão. Envolva bem todos os ingredientes e retire do lume. Reserve.
- 6. Num outro tacho, coloque 100 ml de azeite e deixe refogar as cebolas, os alhos e a folha de louro. Adicione o bacalhau, mexa e deixe refogar um pouco.
- 7. Junte as batatas e envolva bem. Depois, acrescente 2/3 do molho béchamel, mexa bem retire do lume e reserve.
- 8. Pincele um tabuleiro de forno com o restante azeite e espalhe bem o preparado de bacalhau. Coloque o restante molho béchamel e polvilhe com o queijo ralado.
- 9. Leve o bacalhau com natas ao forno a gratinar entre 15 e 20 minutos.