O Queijo São Jorge DOP com 4 meses de cura é um produto com aroma forte, limpo e ligeiramente picante, obtido a partir de leite de vaca cru, sal e coalho.
É um queijo bastante versátil, que tanto pode ser utilizado para fins culinários (massas, pizzas, saladas, gratinados, sobremesas), como pode ser degustado numa tábua de queijos acompanhado de uma cerveja artesanal ou de um copo de vinho do Porto mais maduro. É o aliado perfeito para qualquer altura do dia.
Desta vez, resolvi integrá-lo numa entrada, ao jeito fingerfood, A ideia surgiu da necessidade de aproveitar sobras de arroz branco e foi muito apreciada.
Este queijo, comercializado pela Lactaçores, está disponível em formato inteiro, quartos, fatias/cunhas, ralado e rolo, podendo assim adaptá-lo às suas receitas e necessidades.
Bolinhas de Arroz com coração de queijo São Jorge DOP (4 meses de cura)
Com sobras de arroz carolino, o qual tem bastante goma, faça bolinhas pressionando com a mão fechada para que os bagos de arroz cozido agreguem.
No centro do arroz, na palma da sua mão, coloque um ou dois cubinhos de queijo São Jorge DOP (4 meses de cura) e cubra-o com arroz até formar uma bolinha. Repita o procedimento até terminarem as sobras de arroz.
Bata um ovo inteiro e tempere com sal e pimenta.
Passe cada bolinha pelo ovo batido e, depois, por pão-ralado com alho e ervas.
Leve a fritar em óleo abundante e bastante quente.
Para saber se o óleo está no ponto, insira um palito de madeira no óleo e veja se à volta do palito se formam bolhinhas. Se isso acontecer, o óleo está no pronto a receber as bolinhas de arroz e queijo.
Deixe que as bolinhas se apresentem douradas de todos os lados. Para isso, convém as ir mexendo enquanto fritam, o que é um processo pouco moroso. Quando estas adquirirem a cor pretendida, retire-as da fritura e coloque-as a escorrer em papel de cozinha.
Sirva-as ainda mornas com molhos do seu agrado.
Acompanhámos com molho aioli e barbecue da Heinz.