Hoje partilho convosco duas receitas com ameijoas: Ameijoas à Bulhão Pato, um clássico da gastronomia nacional, e Ameijoas à Moda da Caldeira do Santo Cristo, um prato típico açoriano.
Cá em casa adoramos todo o tipo de peixe e marisco. A primeira receita com este bivalve é sempre muito apreciada por vários motivos: sabor; facilidade de confeção e preço acessível. Façam como eu e tenham a ameijoa congelada nas vossas arcas frigoríficas e, assim, rapidamente, podem desenrascar um petisco. Se porventura não apreciarem o sabor dos coentros, poderão substituir a erva aromática por salsa. Todos sabemos que o produto final não será o mesmo, mas será sempre outra opção de confeção.
Ameijoas à Bulhão Pato
Ingredientes
- 1 Kg de amêijoas
- 4 dentes de alho
- 0,3 dl de azeite
- Sumo de 1 limão
- 2 colheres de sopa de manteiga
- Coentros picados q. b.
- Sal e piripiri q.b
Preparação
-
Para preparar estas amêijoas à bulhão pato, demolhe as amêijoas numa tigela com água e sal e deixe repousar até que as amêijoas libertem toda a areia. Retire e reserve.
-
Descasque, lave e pique finamente os dentes de alho. Num tacho aqueça o azeite, junte a manteiga e deixe-a derreter.
-
Adicione depois os dentes de alho e deixe refogar mexendo de vez em quando. Junte, por fim, as amêijoas escorridas, retifique os temperos e deixe cozinhar, mexendo de vez em quando até que as amêijoas abram.
-
Junte os coentros picados, regue com o sumo de limão, retire do lume e sirva as amêijoas à bolhão pato decorado a gosto.Receita adaptada – Fonte da receita: Teleculinária
Já agora, sabiam que aqui nos Açores temos ameijoas, na Fajã de Santo Cristo, na ilha de São Jorge? Não se sabe ao certo como elas se desenvolveram no local. Se são autóctones ou se foram introduzidas. Alguns locais referem que foram os imigrantes canadianos, enquanto outros dizem que foram os ingleses que levaram as amêijoas para a lagoa. Há diversas versões, nenhuma comprovada. Não se sabe também ao certo o porquê delas se reproduzirem tão facilmente naquele local .A ameijoa da ilha de São Jorge, ruditapes decussatus,é uma espécie protegida ( o período de defeso acontece de 15 de maio a 15 de agosto), que pode ser encontrada em vários restaurantes da ilha. Abaixo partilho convosco uma foto e a receita, retiradas do site ByAcores
Ameijoas à Moda da Caldeira do Santo Cristo
Para fazer esta deliciosa receita serão necessários os seguintes ingredientes:
- 2 kg. de Amêijoas
- 1 Cebola
- 3 Dentes de alho
- 50 ml. de azeite
- 50 ml. de óleo vegetal
- 50 ml. de vinagre
- 1 Folha de louro
- 1 Colher de chá de colorau
- 1 Colher de café de cominhos
- 1 Ramo de salsa
- Pimenta
- Sal
Para preparar essa receita será necessário seguir os seguintes passos:
- Deixe as amêijoas de molho por pelo menos 2 horas com água do mar ou água doce com bastante sal grosso. Durante este tempo mude a água por uma ou duas vezes.
- Coloque um tacho no lume com o azeite e o óleo. Deixe aquecer um pouco e acrescente a cebola picada e o alho, deixando alourar. A seguir adicione o vinagre, a folha de louro, a pimenta, o colorau, o cominho e o sal.
- Lave as amêijoas muito bem em água corrente e de seguida coloque-as no tacho.
- Mantenha o tacho fechado e agite-o de vez em quando até as amêijoas estarem todas abertas.
Quando estiver pronto apague o lume e adicione a salsa picada. Deixe repousar por cerca de 5 minutos antes de servir.
Dica extra: Para um melhor sabor deixe as amêijoas de molho em bastante água fria com sal por cerca de três ou quatro horas. Antes de preparar passe-as por água fria corrente. Escorre-as novamente e reserve para a preparação.