Gosto de variar as ementas cá de casa e de fazer os meus hambúrgueres. Assim sei quais são todos os ingredientes que se encontram incorporados. A receita de hoje são os hambúrgueres de feijão preto. Como não esmago os grãos de feijão totalmente, o hambúrguer acaba por ficar com a consistência dos feitos com proteína animal.
Depois de confecionado o hambúrger, enriqueçam o pão com salada, queijo e bacon tostado. Então se adicionarem um pouco de cebola frita crocante….Ui…ui… Uma perdição esta combinação!
Já sabem que adoro ver as vossas reproduções das minhas receitas, por isso, fico ansiosamente à espera das vossas fotos e feedback aqui aqui ou nas redes sociais do blogue.
para cerca de 6 hambúrgueres
- 300g de feijão preto cozido
- 1/2 cebola pequena, picada
- 1 tomate vermelho pequeno, sem sementes, aos cubos pequenos
- Coentros picados a gosto (usei cerca de 1 colher de sopa)
- 1 colher de sobremesa de alho em pó 1 colher de sobremesa de paprika fumada
- 1/4 de chávena de farinha (usei integral)
- 1/4 de chávena de pão ralado (usei integral)
- 2 colheres de sobremesa de polpa de tomate
- 2 colheres de sobremesa de levedura de cerveja em flocos
- 1 colher de sobremesa de azeite
- Sal e pimenta preta
Esmague o feijão com um garfo (não faz mal que fiquem alguns pedacinhos inteiros). Adicione os restantes ingredientes, forme pequenas bolas e espalme para ficar com a forma de hambúrguer.
Numa frigideira com um pouco de azeite, doure os hambúrgueres, cerca de 3 minutos cada lado ( deixe repousar num prato com papel absorvente para escorrer o excesso de gordura), ou grelhe, sem gordura, num grelhador anti-aderente.
Em vez de grelhar pode optar por assar os hambúrgueres no forno a 180ºC durante 20 minutos (10 minutos de cada lado)
Pode substituir: – Feijão preto por qualquer variedade de feijão. – Farinha de arroz por outra farinha, aveia ou pão ralado.