Dourado grelhado ou assado?

Scroll down to content

Dourado na grelha_food with a meaning

Nesta receita, concordo que possa ser difícil perceber se o dourado foi grelhado ou assado, uma vez que foi confecionado em cima da grelha do forno e no próprio forno. Eu já passo a explicar. Apeteceu-nos peixe grelhado, mas como este peixe era maior do que o nosso grelhador elétrico e não havia tempo para fazer brasas na churrasqueira, decidi aquecer bem o forno, para que a grelha já estivesse bem quente antes de receber o peixe e cozinhar o peixe mesmo assim, apenas temperado com sal, cebolinho, malaguetas e molho de alho e manteiga. E resultou a 100%.

Ora vamos então à receitinha, a qual podem fazer substituindo este peixe por outro que seja do vosso agrado.

Faça dois cortes diagonais no peixe. Tempere com sal. Vire as peças ao contrário e tempere também com sal.

Prepare de seguida o molho: numa tigela uma colher de sopa de manteiga bem cheia e leve ao micro-ondas a derreter, com 4 dentes de alho picados miudinhos. Vigie para que a manteiga não ferva.Retire do micro-ondas e adicione azeite, cebolhinho, malaguetas picadas e salsa picadas. Tempere com moinho de pimentas e com paprika defumada. Misture.

Forre um tabuleiro com papel vegetal e coloque por debaixo da grelha do forno. Irá recolher os líquidos e evitar que o tabuleiro e o forno fiquem sujos.

Pincele o peixe com o molho ( como está na foto). Transporte-o do tabuleiro onde o temperou para a grelha do forno, que deve estar muito quente, para evitar que a pele do peixe fique colada à grelha.

Nota: Coloque o peixe com a pele em contacto com a grelha.

Reduza a temperatura para 180ºC e marque 20 minutos com resistência inferior e superior do forno.

Entretanto, lave bem as batatas e, sem as descascar, tempere-as com azeite, orégãos, alecrim, mistura de pimentas, paprika defumada e sal. Leve-as a assar na Actifry durante 20 minutos.

Bom apetite!

%d bloggers like this: