Conserva de Ovos de Codorniz

Scroll down to content

Desde que o animal é abatido e a sua carne retirada, que os peixes são pescados, desde que as frutas, o leite, os ovos e os vegetais são colhidos e desde que os alimentos são preparados que neles se iniciam processos físicos, químicos e biológicos no qual alteram as suas propriedades, começando a deteriorar-se, se não forem submetidos a métodos de conservação. O nível de alteração dos alimentos está relacionado com várias causas, ligadas à sua própria composição, à presença de enzimas e de microrganismos que têm a capacidade de desencadear, neutralizar ou frear o processo de decomposição, por isso, os alimentos para serem conservados devem impedir qualquer alteração, especialmente causada por microrganismos. Os processos de conservação, para manter todas as características do alimento, nos seus diversos estados e origens, baseiam-se resumidamente em: métodos de temperatura (frio e calor), de supressão de elementos (água e oxigénio), de adição de açúcar, de substâncias químicas (aditivos) e gases, de defumação, de agentes fermentativos (fermentação alcoólica e láctica), processos de liofilização e de irradiações.

Uma boa conserva pode ser um ótimo acompanhamento de uma refeição. E estes ovinhos de codorniz estão sempre no frigorífico à espera de serem convocados para a mesa.

Diapositivo1

Ingredientes

  • 3 dúzias de ovos de codorniz
  • 750 ml de vinagre de vinho branco (usei vinagre de sidra)
  • 1 colher de chá (rasa) de massa de malagueta
  • 1 folha de louro (por frasco)
  • grãos de pimenta preta
  • 1 dente de alho (por frasco)

Preparação da Conserva

1. Cozem-se os ovos durante 10 minutos. Retiram-se da água a ferver e colocam-se em água fria. Quando arrefecerem, retira-se-lhes a casca com cuidado.

2. Em frascos esterilizados, colocam-se os alhos descascados, e cortados às rodelas, a preencherem o fundo do frasco, a massa de malagueta,  o louro e a pimenta.

3. Juntam-se os ovos cozidos e descascados, que se cobrem com o vinagre. Fecham-se os frascos e guardam-se ao abrigo da claridade durante no mínimo uma semana até serem consumidos.

NOTA. Depois de aberto o frasco de conserva, o mesmo deve ser mantido no frigorífico e consumido nos três meses seguintes.

Cá nos Açores esta conserva de ovos de codorniz é um petisco.

Poderão consultar outras conservas, curtumes, picles e afins… publicadas no site, no link abaixo:

https://foodwithameaning.com/category/curtumes/

 

Deixe uma Resposta

Please log in using one of these methods to post your comment:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

%d bloggers like this: