Em relação a peixe, dos mares açorianos são pescados a veja, o bodião, o mero, o bonito, o rocaz, o goraz, a serra, a anchova, o enxaréu, o alfonsim, a bicuda, o lírio, a abrótea, a garoupa, o carapau, o chicharro e a cavala.
Para o almoço de hoje, a anchova foi o eleito.
A anchova (também conhecida como enchova, bluefish[ e anchoveta) é um peixe actinopterígeo da família Engraulidae, à qual pertence o biqueirão, geralmente de menor tamanho. São encontradas por todos os oceanos, mas com maior concentração em águas temperadas e em menores concentrações em águas frias ou mares muito quentes. Geralmente, sobrevivem em ambientes aquáticos com temperatura e graus de salinidade diversos, mas essencialmente temperados, como é o caso das águas do arquipélago dos Açores.
Ingredientes
- 1 anchova
- 2 cebolas médias
- 3 dentes de alho
- 2 colheres de azeite
- 150 ml de azeite (meia chávena)
- 4 dentes de alho
- alho em pó
- paprika
- molho de soja (4 colheres de sopa)
- molho inglês ( 2 colheres de sopa)
- 2 malaguetas (chili)
- pimenta preta, alho em pó, orégãos, açafrão
- louro
- sal
Preparação
Certifique-se que o peixe se encontra limpo, ou seja, sem escamas e entranhas.
Faça três golpes em ambas as laterais do lombo do peixe. Tempere com sal, alho em pó, paprika e com açafrão e orégãos a gosto.
Faça um refogado com a cebola, o alho, o louro e o azeite. Junte as malaguetas (chili às rodelas e envolva-as no refogado. Adicione o molho de soja e o molho inglês. Deixe levantar fervura, apague o lume e verta este preparado por cima do peixe.
Regue tudo com mais um pouco de azeite.
Leve ao forno pré-aquecido até a anchova estar assada.
Acompanhe com inhames cozidos ou batatas cozidas. O arroz branco também é uma opção.