1.JPG

Quando pensamos na ilha do Pico, associamos o modo de vida dos picoenses à cultura das adegas. São muitas as famílias que possuem uma adega, quase sempre junto ao mar. A definição convencional de adega, parte de uma casa, geralmente subterrânea, onde se guarda vinho, azeite e outras provisões, não define nem caracteriza a amplitude do conceito de “adega” picoense. Partilha do facto de ser um armazém, em ponto pequeno, da produção de vinho, aguardentes e licores provenientes de cada família, mas é, sobretudo, uma pequena casa em pedra basáltica, muitas vezes com uma ou duas divisões apenas, que alberga os barris e e os garrafões com as produções vitivinícolas de cada família, um espaço rústico de cozinha e algumas zonas de descanso, sempre com uma mesa a meio para receber os amigos. É um local rodeado de vinhas, geralmente junto à costa, onde se conjugam sabiamente os vinhos e as aguardentes com petiscos típicos, como as lapas grelhadas, o caranguejo frito, o caldo de peixe, sempre acompanhados com o tradicional bolo de milho. Visitar a ilha do Pico sem fazer uma viagem enogastronómica a uma adega é deixar algo muito importante para trás, uma vez que as adegas sempre foram a sala de visita do picaroto.

0.JPG

Com o intuito de dar a conhecer uma rota de vinhos e petiscos, a ADELIAÇOR- Associação para o Desenvolvimento Local das Ilhas dos Açores, parceira do programa Wine in Moderation, que convida ao consumo moderado de vinho e sempre que possível acompanhado de comida, promoveu novamente este ano, a 6 e 7 de julho, e na ilha do Pico, a quinta edição do Taste in Adegas, um dos maiores eventos enogastronómicos dos Açores.  Todos os vinhos em prova são certificados pela CVR Açores. Esta iniciativa surgiu em 2013 num contexto em que os vinhos do Pico começavam a ganhar notoriedade nacional e internacional pelas suas características únicas. Surge em sintonia com uma série de iniciativas enogastronómicas realizadas pela ADELIAÇOR à qual viriam a juntar se outras entidades com o denominador comum da promoção inovadora dos vinhos locais certificados. Este ano estiveram em prova 15 vinhos de 5 produtores certificados em 4 locais de degustação – Adega a Buraca, Curral Atlantis, Cooperativa Vitivinícola da ilha do Pico e Azores Wine Company. Estiveram à prova vinhos brancos, tintos, rosés e licorosos, produzidos pelos produtores do Pico, nas adegas, vinhas e winehouses aderentes. A edição deste ano contou mais uma vez com a colaboração da Escola de Formação Turística e Hoteleira de Ponta Delgada, na pessoa do chef Pedro Oliveira. Os petiscos foram, assim,  confecionados pelos próprios produtores e seus colaboradores, com consultoria da EFTH de Ponta Delgada.

Iniciativas como o Taste in Adegas, para além de serem um roteiro de divulgação dos vinhos certificados do Pico, promovem a importância da cultura da vinha, já classificada pela UNESCO como património da humanidade.

Sem querer perder esta oportunidade única de degustação, fiz o roteiro das adegas, iniciando a viagem na freguesia de São Mateus, na Azores Wine Company, partindo, de seguida, para a adega Curral Atlantis/Curral do Porco, no lajido da Criação velha e, ainda no Concelho de Madalena, terminei a rota do dia 6 na Cooperativa Vitivinícola da ilha do Pico. O dia 7 foi dedicado à Adega da Buraca, localizada na freguesia de Santo António, no concelho de São Roque do Pico.

Embarquei numa aventura que apelou aos cinco sentidos. Provei os vinhos temperados de maresia e conheci os seus produtores. O Taste in Adegas é, sem dúvida, uma oportunidade singular de descobrir o coração da ilha, através do contacto com os locais,  com a sua gastronomia e vinhos certificados.

7

2

3

9

12

19

bty

17

27

22

26

28

4

8

Encontram-se abaixo os vinhos e respetivas harmonizações desta edição do Taste in Adegas.

Adega a Buraca 🚩
▪️Cacarita 2016
Tártaro de Veja em Blini de Cogumelos
Mushroom Blini with Parrot Fish Tartar

▪️Buraca Wine 2011
Bochecha de Porco Estufada com Pickle de Maçã Granny Smith e Rabanete
Stewed Pork Cheek with Granny Smith Apple and Radish Pickles

Azores Wine Company 🚩

▪️Branco Vulcânico 2018
Bisque de Camarão com Escabeche de Lapa e Bolo de Milho
Shrimp Bisque with Limpet Escabeche and Corn Bread

▪️Rose Vulcânico 2018
Caldeirada de Enxaréu
Stewed Crevalle Jack

▪️Tinto Vulcânico 2017
Pêssego, Queijo e Porco Defumado
Peach, Cheese and Smoked Pork

CVIP 🚩

▪️Terras de Lava Rosé 2018
Queijo Fresco Fumado com Abóbora Menina Assada e Frutos Secos
Smoked Fresh Cheese with Baked Pumpkin and Dried Fruits

▪️Arinto dos Açores 2017
Vichyssoise de Marisco com Salada de Caranguejo Real
Seafood Vichyssoise with King Crab Salad

▪️Terras de Lava Tinto 2016
Foccacia com Barriga de Porco e Pickle de Ananás
Foccacia with Pork Belly and Pickled Pineapple

▪️Licoroso 10 anos
Bolo de Mel e Ananás dos Açores
Azorean Honey and Pineapple Cake

CURRAL ATLANTIS 🚩

▪️Verdelho Arinto 2018
Patanisca de Veja Grelhada com Fondue de Tomate e Azeitona
Grilled Parrot Fish Fritter with Tomato and Olive Fondue

▪️Verdelho 2018
Melancia, Queijo Fresco e Chicharro Braseado
Watermelon, Fresh Cheese and Braised Mackerel

▪️Seleção da Família 2018
Asinhas de Frango BBQ
BBQ Chicken Wings

▪️Merlot 2015
Carne de Novilho Grelhada com Rouille de Pimenta da Terra Queimada
Grilled Beef with Charred Pepper Rouille

▪️Néctar dos Currais 2017
Bolo de Véspera com Especiarias e Frutos Secos
“Véspera” Bread with Spices and Dried Fruits

CANCELA DO PORCO 🚩
▪️Verdelho 2018
Atum, Batata Doce-Abóbora, Molho de Pimentos Assados e Ovo de Codorniz
Tuna with Sweet Potato, Roasted Pepper Sauce and Quail Eggs

64582826_1612522782213110_3602841854644584448_n

 

Deixe uma Resposta

Please log in using one of these methods to post your comment:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

%d bloggers gostam disto: