A convite da Associação Industrial e Comercial da Ilha do Pico, e integrado no Festival #SentiroPico, dinamizei um workshop dedicado ao chocolate. Neste ensinei a fazer bombons simples e recheados, mendiants, lollipops, taças, arabescos e técnicas de desenho no prato e no rolo. Falámos sobre temperagem, origem, produtores e tipos de chocolate. A adesão e o entusiasmo excederam as expectativas. Pais e filhos integraram as equipas e, de aventais postos, fizeram a festa!
Foi muito gratificante ver os sorrisos e o empenho de pais e filhos neste ateliê, como poderão comprovar através das fotos.
Gostaria de agradecer a toda a equipa da Acip, pelo convite, dedicação e organização deste festival, que enalteceu as tradições (gastronómicas, artesanais, musicais e vitivinícolas) da ilha do Pico, tendo incutido também novidade e inovação. Os petiscos do Bar do Lajido, o licor de nêveda, o lemoncello e o acolhimento caloroso de todos os picoenses são a prova de que a aposta no turismo rural e na cultura da vinha está na direção certa. Obrigada @acip. Eu consegui #SentirOPico
Depois do workshop de chocolate, dinamizei um showcooking, no qual confecionei duas sobremesas: um gelado de vinho doce com coulis de uva, crumble de aveia e uva-passa e bolachas folhadas e um cheesecake vegan de coco e amora, com manteiga de amêndoa. Tanto o vinho como a amora são cartazes turísticos da ilha do Pico, daí a integração destes dois ingredientes nas receitas selecionadas. Devido ao entusiasmo dos participantes, depressa o showcooking se transformou num workshop, porque é assim que concebo a mesa de trabalho. A interação com o público fez-se de forma informal e descontraída. As sobremesas foram harmonizadas com dois licorosos fabulosos, que considero ouro líquido: Néctar dos Currais (Verdelho, Arinto dos Açores -meio seco- 2007) da Adega Curral Atlantis; Buraca Wine (Verdelho & Arinto dos Açores- meio doce- 2011). Fiquei muito grata por ambos os donos das Adegas, Marco Faria e Leonardo Silva terem assistido ao showcooking e intervindo no pairing com as sobremesas, explicando a todos os presentes as propriedades de cada vinho licoroso.
Renovo uma agradecimento à Associação Comercial e Industrial do Pico por desenvolver atividades em prol da cultura local, integrando as tradições, os produtos e diferentes gerações no seu programa.
Bem hajam!

#acip
#CâmaraMunicipaldeSãoRoquedoPico
#showcooking
#Picoisland
#PatríciaCheio
#Azoreanfoodblogger
#QuintadoTiCanoa

#CurralAtlantis
#AdegaaBuraca

Links para as fotos dos álbuns:

https://www.facebook.com/patricia.foodwithameaning/media_set?set=a.1576354085829980&type=3

https://www.facebook.com/patricia.foodwithameaning/media_set?set=a.1576367262495329&type=3

 

 

 

Deixe uma Resposta

Please log in using one of these methods to post your comment:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

%d bloggers like this: