Os batidos verdes, ou greenshakes, são bebidas preparadas com hortaliças de folha verde, tais como acelgas, espinafres, alface, salsa, agriões, couve, entre outros, e são adocicados com alguma fruta.
Os nutrientes que estes batidos nos proporcional podem ser facilmente absorvidos pelo nosso organismo. De facto, as substâncias que eles contêm ajudam-nos a processar as gorduras, ao mesmo tempo que são uma fonte rica de vitaminas e minerais que ajudam a fortalecer o nosso corpo.
Eis a lista dos benefícios:
1. São uma fonte de vitaminas e minerais.
2. Possuem efeito alcalino (O corpo humano necessita um ambiente alcalino para completar todos os seus processos metabólicos. O estado ácido é a causa de muitas doenças).
3. Promovem a oxigenação do sangue (Quando ingerimos a clorofila contida nos vegetais, esta é facilmente convertida em hemoglobina, fazendo com que a quantidade de oxigénio no sangue aumente, o que é extremamente importante para manter o bom funcionamento das células).
4. Melhora o trânsito intestinal (senão coarmos o sumo e ingerirmos grande parte da polpa, onde reside a fibra).
5. Possuem propriedades anti-envelhecimento (Os batidos verdes contêm uma grande quantidade de antioxidantes, que são sumamente benéficos para combater os radicais livres, ou seja, aquelas moléculas que afetam de forma negativa as células do corpo e aceleram significativamente o processo de envelhecimento).
6. São uma fonte de energia (Ao tratar-se de um líquido, o organismo não necessita realizar nenhum processo de digestão e todos os nutrientes do batido passam corretamente para a corrente sanguínea. Deste modo, vai obter uma sensação revitalizante.)
Greenshake de Cenoura e Couve Kale
Ingredientes: (para 1 pessoa)
1 maçã verde
3 cenouras sem pele
200 ml de água de coco
2 punhados de couve kale
1cmde gengibre
stévia ou mel a gosto (opcional)
Modo de preparação:
- Lave bem a maçã e a couve e pele as cenouras. Coloque-as aos pedaços na liquidificadora ou no robô de cozinha.
- Junte o gengibre descascado e a água de coco. Triture.
- Utilize um coador para filtrar os restos de polpa do batido. (Pode reservar a polpa para uma sopa). Adoce a gosto.
- Consuma o batido em jejum ou como lanche.
Entre os vários tipos de couves que estão disponíveis no mercado, a kale (Brassica oleracea, grupo Acephala), com folhas frisadas, é considerada um superalimento. Uma chávena de kale reúne 14% das nossas necessidades diárias de cálcio, 659% de vitamina A e mais de 900% de vitamina K. Este legume, para além de ter propriedades que previnem o envelhecimento da pele, ajuda a prevenir as doenças cardiovasculares, a asma e vários tipos de cancro.
Outras Receitas de Sumos Verdes:
Receita 1
- 1 kiwi
- 1 maçã
- 200 ml de chá verde
- 1 folha de couve
- 1 pepino
Receita 2
- 2 pepinos
- 1 folha de couve
- 1 cm de gengibre
- 200 ml de água de coco
Receita 3
- 2 pepinos
- 2 talos de aipo
- 3 folhas de manjericão
- 1 folha de couve
- sumo de meio limão
Aproveite todos os benefícios que os batidos verdes lhe oferecem. Substitua todas as bebidas açucaradas, gasosas e sumos processados por estes batidos. Ofereça ao seu corpo estas opções que verdadeiramente o vão beneficiar!