Nesta proposta de hoje, podemos encontrar a textura cremosa do risotto, acentuada pelo sabor dos cogumelos, da Quinta do Ti Canoa, e do aipo, e pela frescura do vinho branco Socalcos do Bouro. Uma fatia generosa de queijo parmesão ralado na hora, ou de queijo tipo ilha de maior cura, completa um prato rico em sabores intensos. Terminem com microgreens de rabanetes e de manjericão, também da quinta, e sirvam-se de uma refeição reconfortante.




Nota: Os cogumelos ostra bege, também produzidos na região Açores, foram comprados no Supermercado Guarita. Os restantes são da Quinta do Ti Canoa.

Ingredientes
- 100 g cebola
- 4 talos de aipo
- 350 g cogumelos shiitake, pleurotus e ostra bege
- 2 c. de sopa azeite
- 200 g arroz para risotto
- 1,5 dl vinho branco
- 5 dl caldo de legumes
- 1 c. de sopa sal
- 60 g queijo de S. Jorge ou parmesão ralado
- pimenta de moinho q.b.
- paprika fumada q.b.
- micro rabanete e micro manjericão
- 1 colher de sopa de manteiga

1. Descasque a cebola e pique-a finamente. Lave os talos de aipo e corte-os em lâminas finas. Limpe os cogumelos, como expliquei no post anterior, e corte-os grosseiramente.
2. Num tacho com azeite, aloure suavemente a cebola e o aipo. Em lume brando, cozinhe cerca de 10 minutos sem deixar alourar. Acrescente o arroz.
3. Deixe fritar, mexendo de vez em quando, até ficar translúcido. Regue com o vinho branco, e deixe que o álcool evapore.
4. Adicione os cogumelos e cozinhe, mexendo frequentemente, até absorver o líquido.
5. Aqueça o caldo de legumes e adicione-o, pouco a pouco, ao arroz, mexendo à medida que for sendo absorvido. Tempere sal, com paprika fumada e pimenta moída.
6. O arroz deve ficar “caudaloso”. Assim que o arroz estiver cozido, o que deve demorar cerca de 20 minutos, retire-o do lume, adicione a manteiga e o queijo ralado e envolva bem.
7. Ao servir, rale mais um pouco de queijo em cima do risotto e disponha os microgreens a gosto.
Gostar disto:
Gosto Carregando...