Confecionados cerca de três dias antes da Festa do Divino, para serem entregues na véspera, daí o seu nome, os bolos de véspera são um doce, também secular, com direito a “chavão” ( é uma marca, neste caso, para referenciar a massa, com que se marcam os bolos de vésperas. Normalmente com os símbolos do Espirito Santo, e de quem faz os bolos. O bolo é marcado seis vezes, a partir do centro, benzido e distribuído). É um bolo em forma de “bolacha”, espessa, com o diâmetro de um prato.


Para 4 vésperas (24 cm diâmetro)
1 kg de farinha T65
100 g de açúcar
400 ml leite
25 g banha
25 g de manteiga
1 ovo
1 colher de sopa de fermento granulado
1 colher café sal
Preparação
Bate-se o ovo com o açúcar e o sal. Junta-se o leite morno com as gorduras derretida. Em seguida, junta-se a farinha misturada com o fermento. Amassa-se muito bem e coloca-se a levedar numa tigela tapada em lugar sem correntes de ar.
Quando a massa tiver dobrado de volume, divide-se em 4 partes iguais, cada uma com cerca de 400 g. Sovam-se os bolos muito bem até a massa estar macia. Fazem-se bolas. Depois de estendidas com o rolo, chavadas com o chavão de madeira e furadas com um palito no centro de cada chavão e entre as marcas dos carimbos dos chavões ficam a descansar tapadas com um lençol ou toalha fina para voltarem a levedar.
Tradicionalmente, os bolos de véspera fazem-se em forno de lenha, mas porque fiz quantidade menor cozi em forno elétrico.
Pré-aqueça, a 200 °C com ventilação, durante 15 minutos.
Coloque o bolo de véspera no forno e marque 10 minutos.
Retire e deixe arrefecer antes de cortar.



Poderá aprender a fazer a receita de Bolos de Rosquilha aqui.
One Reply to “Bolos de véspera”