Fiquei completamente fascinada pelos arandos, quando nas últimas férias de Natal os experimentámos em algumas receitas nos Estados Unidos. Por este motivo, trouxe comigo na bagagem duas embalagens de arandos frescos com o intuito de dar azo à imaginação.
Comecei por fazer um coulis de arandos, uns dias antes de confecionar esta receita. Na verdade, na altura não tinha ainda definido em que receita o utilizaria.
Entretanto, sabendo que neste mês de janeiro há sempre a necessidade de retomar as rotinas alimentares, e seguindo uma vertente saudável, elaborei este pudim, onde o iogurte natural, o pó matcha e as sementes de chia estão presentes. Fi-lo em duas camadas e apresentei-o em copos.
Pudim de Matcha com Coulis de Arandos
Ingredientes para o coulis
- 500 g de arandos frescos ( em subst. frutos vermelhos frescos ou congelados)
- 250 g de açúcar de coco
- 1 pau de canela
- 1 estrela de anis
- 1 semente de cardamomo (ligeiramente esmagada)
Confeção do coulis
Leve ao lume, num tacho, todos os ingredientes. Deixe que fervilhem e caramelizem. Mexa com frequência com uma colher de pau. Quando os arandos estiverem cozinhados, cerca de 15 minutos, em lume médio, verta o coulis para um frasco esterilizado, feche-o e volte-o ao contrário para que crie vácuo.
Ingredientes para o Pudim
- 4 iogurtes naturais sem açúcar refrigerados (pode fazer com iogurte grego -maior índice de gordura- ou com leite de coco)
- 4 colheres de sopa (cheias) de sementes de chia
- 1 colher de sopa de mel
- 4 colheres de sobremesa de pó de matcha
- 1 colher de chá de aroma de baunilha
Confeção do Pudim.
Coloque os iogurtes numa taça e mexa-os bem para ficarem cremosos. Junte o mel e o aroma de baunilha. Mexa novamente. Adicione de seguida o pó de matcha e as sementes de chia. Aos poucos irá reparar que o preparado começa a ganhar consistência mais sólida graças às sementes de chia.
Montagem do Pudim
Coloque uma porção de coulis no fundo de um copo. Com uma colher, nivele.
Verta o preparado de iogurte, matcha e chia em cima do coulis, nivele e leve ao frigorífico a refrigerar um mínimo de duas horas antes de servir.
Na altura de servir, decore com uma pequena porção de coulis no centro do copo e finalize com um raminho de hortelã-pimenta.
Delicie-se sem culpas!