Food With A Meaning

Croque Madame de Bacon…assim bem se começa a semana

Scroll down to content

No menu de qualquer respeitável café parisiense, são servidos os emblemáticos croque monsieur e croque madame. O primeiro clássico francês consiste numa  sanduíche com presunto e/ou fiambre e queijo, que vai ao forno a gratinar, regada com um delicioso molho béchamel e polvilhada com queijo ralado. Por sua vez, o croque madame é composto por um ovo frito disposto no cimo da sandes.

Em 1910, o croque monsieur foi criado por um café parisiense localizado no boulevard des Capucines. De seguida, em 1919,  já aparece na literatura, nos escritos de Marcel Proust no livros “À l’ombre des jeunes filles en fleurs”.

Croque era o nome dado pão de forma molhado no ovo e passado na frigideira, mas por que Croque Monsieur?
Há várias versões, a minha favorita é dada pelo historiado René Girard, no seu livro ‘Histoire des mots de la cuisine française’. Segundo ele, no começo do século 20, o dono do bitrôt “Le Bel Age”, Michel Lunarca, que havia uma estranha reputação canibal, havia proposto em seu cardápio uma nova sanduíche feita no pão de forma ao invés da tradicional baguette. Um cliente então perguntou qual era a carne dentro do sanduíche. Michel respondeu em tom de brincadeira: “de la viande de monsieur!” que quer dizer, numa tradução livre: é carne de um senhor/carne de gente.

Fonte da informação

A receita de hoje dá o mote a uma semana de trabalho exigente, que, por este motivo, começou com um croque madame, rico em proteína e energia.

Croque Madame de Bacon

Diapositivo6.JPG

  1. Faça o molho da receita de Croque Monsieur abaixo, ou utilize molho béchamel de compra.
  2. Leve as tiras de bacon a dourar. Reserve.
  3. Barre um dos lados de cada fatia de pão de forma com manteiga. Barre um dos lados de outra fatia com mostarda Dijon, disponha em cima da mostarda uma fatia de bacon dobrada e ¼ de chávena de queijo ralado. Coloque em cima a outra fatia de pão com o lado com manteiga virado para cima.
  4. Coloque uma frigideira com grelha ao lume. Disponha as sandes e cozinhe de ambos os lados até dourar (2 minutos de cada lado).
  5. Espalhe duas colheres de sopa de molho béchamel em cima de cada sandes; polvilhe com queijo ralado. Retire da frigideira e leve ao forno previamente aquecido para derreter e dourar o queijo (ligue a resistência superior e vigie).
  6. Numa frigideira com pouco óleo, frite ovos até que a clara fique cozinhada e a gema ainda líquida. Tempere com sal e pimenta e disponha um ovo em cima de cada sandes.

ovos.JPG

Outra sugestão, desta vez no masculino.

Croque Monsieur

  • 8 fatias de pão de forma sem côdea
  • 200g de presunto fatiado grosso
  • 100g de gruyère ralado
  • 250ml de leite
  • 80g de manteiga
  • 30g de farinha de trigo
  • 80g de cebola
  • 1 folha de louro
  • 1 cravo-da-índia
  • 2 gemas
  • 1 pitada de noz-moscada
  • Sal e pimenta
  1. Derreta a manteiga numa pequena panela.
  2. Pincele as fatias de pão com um pouco de manteiga e leve ao forno pré-aquecido para que dourem levemente. Reserve.
  3. Acrescente a farinha de trigo à manteiga restante na panela (cerca de 3 colheres) e leve a lume baixo, misturando. Cozinhe a farinha na manteiga durante 1 minuto e acrescente leite aos poucos, mexendo sem parar para que o creme não crie grumos. Leve novamente a ferver em lume baixo, acrescentando a cebola cortada ao meio, a folha de louro e o cravo-da-índia. Cozinhe o molho durante 15 minutos. Retire do lume e descarte o pedaço de cebola, a folha de louro e o cravo, e acrescente as gemas. Misture rapidamente e deixe arrefecer.
  4. Acrescente o queijo ao molho e tempere com sal, pimenta e noz-moscada.
  5. Grelhe rapidamente as fatias de presunto.
  6. Monte as sandes colocando no fundo de um pirex um pouco do creme. Coloque metade das fatias de pão sobre o creme e cubra cada uma com um pouco de presunto. Cubra com as fatias restantes e regue as sandes com o molho. Salpique com noz-moscada e leve ao forno bem quente para gratinar.
  7. Sirva os croque monsieur acompanhados de fatias de tomate e de pepino em conserva.

 

Deixe uma Resposta

Please log in using one of these methods to post your comment:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

%d bloggers like this: