Tronco de cenoura, gengibre, canela e noz moscada com ganache de chocolate
- 500 g cenouras
- 400 g açúcar mascavado claro
- 80 g farinha com fermento
- 6 Ovos
- Raspa e sumo de 1 laranja
- Sal q.b.
- Manteiga para untar
- Farinha para polvilhar
Papel vegetal
Unte uma forma com manteiga e forre-a com papel vegetal. Unte-a novamente com manteiga e polvilhe-a com farinha.
Descasque as cenouras, corte-as em pedaços e leve-as a cozer em água com sal. Depois retire, escorra e passe-as pelo passe-vite. Disponha numa tigela, junte a raspa e o sumo de laranja, o açúcar, a farinha e os ovos e bata muito bem.
Verta para a forma e leve ao forno pré-aquecido a 180 graus, durante 20 minutos. Retire, desenforme em cima de um pano polvilhado com açúcar, deixe amornar, enrole com a ajuda do pano.
Coloque a torta num prato próprio.
Corte na transversal um pedaço de torta, com a medida de 1/3 do tamanho total, para fazer um tronquinho e prenda-o à torta com ajuda de palitos, ou encoste-o simplesmente ao tronco principal.
Para a cobertura
• 1 tablete de chocolate negro
• 1 colher de sopa de natas/manteiga
• 1 cálice de moscatel
Para a cobertura, partir o chocolate negro em pedaços e derreter em banho-maria com a manteiga.
Se preferir utilizar o micro-ondas, derreta o chocolate marcando um período inicial de 30 segundos, mexa com uma colher e volte mais uns segundos. Convém ir observando o evoluir pelo vidro do micro-ondas. O chocolate nunca deve ferver ou fica inutilizado.
Depois junte as natas ou a manteiga amolecida e aromatize com moscatel. Barre a torta com a ganache de chocolate e com as costas da colher faça movimentos com o chocolate por forma a imitar os sulcos da casca de um tronco de árvore. Poderá também fazer os sulcos com um garfo em todo o comprimento do tronco.