Receita 1
Ingredientes
· 560 g de farinha sem fermento T-65
· 25g de fermento fresco ou 15 g de fermento seco (Fermipan)
· sumo de 1 laranja,
· 75ml de leite amornado
· 35g de banha derretida
· 85g de manteiga derretida
· 1/2 cálice de aguardente
· 3 colheres de sopa de açúcar
· 1 colher de chá de erva-doce em pó
· 1 colher de chá de canela
· 1 ovo pequeno
· 1 pitada de sal
Ingredientes para o recheio dos caracóis
· Amêndoa, amendoim e noz aos pedacinhos
· manteiga derretida
· mel
· açúcar amarelo
· canela em pó
· mel
Coloque a farinha e o sal num recipiente fundo e abra uma cavidade no centro. Desfaça o fermento no leite morno e coloque-o nessa cavidade. Junte o açúcar, a erva-doce, a canela, as gorduras, o ovo, o sumo de laranja e a aguardente. Retire a farinha da periferia para o centro e amasse muito bem até obter uma massa macia. Coloque-a num recipiente, cubra com um pano e deixe levedar até dobrar o volume.
Retire a massa para uma superfície enfarinhada e estique-a com a ajuda de um rolo (deverá ficar bem fina). Pincele com manteiga derretida, polvilhe abundantemente com açúcar amarelo, canela em pó e disponha os frutos secos picados. Por fim, regue com o mel (1 colher de sopa bem cheia) e enrole como se fosse uma torta. Corte-a em pedaços iguais, formando assim os caracóis. Numa forma redonda (24cm de diâmetro) forrada com papel vegetal e untada com manteiga, disponha os caracóis à volta da forma. Deixe algum espaço entre eles para que possam crescer no segundo processo de levedação. Tape a forma com um pano e deixe levedar novamente até dobrar o volume.
Coloque umas nozes de manteiga sobre os caracóis, polvilhe com um pouco de açúcar amarelo e canela e leve ao forno pré-aquecido a 190 graus durante aproximadamente 30-40 minutos. Se verificar que o topo começa a queimar cubra a forma com papel de alumínio.
Desenforme depois de frio. Sirva a coroa pincelada com mel ou geleia ou simplesmente com açúcar em pó.