O mês de setembro foi intenso. Começou pelo regresso às aulas de toda a família. O escritório cá de casa voltou a recebeu os dois estudantes e os dois professores do costume. Entre compras de livros, de material e treinos desportivos, marmitas e reorganização de guarda-fatos, ainda consegui ministrar uma formação em empratamento e enquadramento fotográfico, da qual vos falarei na próxima publicação, e lançar, conjuntamente com o Mini-chef Francisco, participante da segunda edição do Masterchef Júnior, o nosso projeto intitulado de “O Império do Corndog”, nas Festas de São Carlos, aqui na ilha Terceira. Desta iniciativa deliciosa também vos darei mais pormenores em breve. Em suma, foi um mês com uma agenda cheia, que terminou a 30 com o meu aniversário, ou melhor, com a comemoração das minhas 44 primaveras.
Há muito que queria pôr em prática esta técnica de decoração de bolos com rendilhado de chocolate, que acho lindíssima, técnica esta que nunca vi aplicada por cá nas pastelarias locais nem nos grupos de confeção de bolos de aniversário que frequento.
O interior do bolo foi também uma estreia porque utilizei maionese. De início confesso que estranhei o ingrediente, mas considero-o um dos melhores bolos de chocolate que já comi.
Bolo de Chocolate com Maionese
Ingredientes
– 1 ½ chávenas* de maionese (usei Hellman’s)
– 3 chávenas de farinha T55
– 1 ½ chávenas de açúcar
– ⅓ chávena de cacau
– 2 ¼ colheres de chá de fermento para bolos
– 1 ½ colheres de chá de bicarbonato de sódio
– 1 ½ colheres de chá de extrato de baunilha
– 1 ½ chávenas de água (à temperatura ambiente)
*chávena= 220 g
Nota: Para o bolo apresentado dupliquei a receita.
Preparação
– Unte com manteiga e enfarinhe duas formas de 18 cm de diâmetro, altas e sem buraco.
– Numa taça grande, misture todos os ingredientes secos: a farinha, o fermento, o bicarbonato e o cacau.
– Junte a maionese e bata tudo com a batedeira. Acrescente a água aos poucos e misture.
– Junte a baunilha e bata novamente até misturar.
– Verta a mistura para ambas as formas.
– Leva ao forno, pré-aquecido a 200 ºC, durante 45 minutos ou até que o palito saia seco. – – Retire do forno e deixe que arrefeça antes de desenformar.
– Retire os cimo dos bolos para nivelá-los. Corte cada bolo ao meio e recheie-os com leite condensado cozido.
Barre o exterior do bolo com buttercream e leve ao frigorífico cerca de 30 minutos antes de aplicar o rendilhado de chocolate.
Rendilhado de chocolate
Meça o diâmetro do bolo e corte uma tira de papel vegetal com mais 10 cm do que o diâmetro exato.
Com recurso a um lápis e a um régua faça os desenhos que irá contornar depois com o chocolate derretido em banho-maria. Deixe que o chocolate seque fora do frigorífico, se o tempo estiver fresco, ou leve ao frigorífico se a temperatura do ar estiver quente.
Atenção!!!
A folha com o rendilhado de chocolate deve ser aplicada ainda maleável, ou seja, com o chocolate ainda não totalmente rígido, para que este possa ser aplicado no bolo circular, diretamente no buttercream, sem quebrar o rendilhado.
A fonte da receita do bolo de chocolate com maionese encontra-se no vídeo abaixo.
Poderão aprender a técnica do rendilhado de chocolate, explicada pela Julia M Usher, aqui neste link: