A proposta de harmonizar alguns vinhos com pratos açorianos foi-me lançada pela Bracarawine. Durante a feira de vinhos Wine in Azores- Terceira, tive a oportunidade de experimentar vinhos diferentes e conhecer mais de perto as pessoas que os produzem e comercializam. O Socalcos de Bouro Loureiro, o Socalcos de Bouro Alvarinho e o Truncado resultaram em experiências muito interessantes, com as quais tenho vindo a preparar conjugações. Esta foi a primeira. Lapas e Socalcos.

Diapositivo1

Ingredientes:

  • 1 Kg de lapas
  • manteiga Milhafre q.b.
  • 6 dentes de alho picadinho
  • 1 colher de sopa (rasa) de massa malagueta
  • salsa a gosto
  • sumo de limão

Preparação:
Limpam-se as lapas, se necessário, raspando com uma faca eventuais vestígios de algas. Algumas têm bastante musgo, no lado exterior da concha, pelo que convém, com recurso a uma tesoura de cozinha, cortá-lo, para facilitar a disposição das lapas nas frigideiras (ver foto acima).

De seguida, faz-se o molho num tacho pequeno. Coloca-se a manteiga, os alhos picados e a massa malagueta no interior da mesma e vai ao lume, levantar fervura.

Coloca-se este molho em cima das lapas, de modo a que cada lapa receba um pouco do mesmo. Leva-se a frigideira ao lume até que o molho comece a fervilhar e as lapas descolem das conchas. Polvilha-se com salsa picada e rega-se com sumo de limão. Serve-se de imediato, ainda bastante quentes, acompanhadas com pão de milho e um bom vinho, bem fresco.

Neste caso o eleito foi um vinho verde, Socalcos do Bouro, Loureiro, uma colheita selecionada 2016. É um vinho da empresa Bracarawine, pertencente à Região dos Vinhos Verdes, produzido no lugar do Cruzeiro, em socalcos sobranceiros à Pousada de Santa Maria do Bouro, outrora Convento da Ordem de Cister. Este vinho distingue-se pela harmonia entre a frescura, a leveza, o teor alcoólico e o intenso aroma a frutos tropicais, que lhe são conferidos pela exposição solar, características do solo e da casta Loureiro.

Em suma, assistimos nesta receita a uma harmonização perfeita entre um dos mais tradicionais pratos da gastronomia açoriana, as lapas grelhadas, e um vinho verde de excelente qualidade.

Diapositivo3

Diapositivo2.PNG

Deixe uma Resposta

Please log in using one of these methods to post your comment:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

w

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

%d bloggers like this: