Coelho à nossa moda (segredos incluídos)

Scroll down to content

Hoje resolvi partilhar convosco uma receita de coelho muito apreciada cá em casa, mesmo sabendo que a carne de coelho nem sempre é a predilecta da maioria dos mortais. Esta carne está integrada no grupo das variedades brancas. Contém uma grande quantidade de proteína e pouca gordura em comparação com as carnes de vaca, porco, e cordeiro. Assim, a carne de coelho é excelente para a alimentação de pessoas que têm várias doenças associadas com o trato gastrointestinal. Sabiam que a carne de coelho é absorvida pelo corpo humano em cerca de 90%, e que, por exemplo, apenas 60% da carne de vaca é assimilada? A carne de coelho possui também menos substâncias nitrogenadas, pelo que é a carne ideal para as pessoas que sofrem de gota. É uma carne que possui menor número de fatores alergénicos, de sódio e de gorduras podendo ser consumida por crianças menores de um ano e por pessoas com regimes alimentares baixos em sódio e em calorias. É ainda rica em vitamina C, vitaminas do complexo B, niacina e em minerais como o fósforo, o ferro, o cobalto, o manganês, o potássio e o flúor.

Por todos estes motivos, e também porque é magra e muito saborosa, a carne de coelho faz parte da nossa ementa cá em casa durante todo o ano.

Fiquem então com o registo desta receita de conforto a saber a outono.

Coelho à nossa Moda

1

# caçarola de loiça DeBORLA

# pote de barro da Olaria de S. Bento

Ingredientes e Modo de Confeção

Depois de tirar o “casaco ao coelho” – (eu gosto do eufemismo, mas poderão já comprar o coelho pronto a cozinhar), lava-se o coelho com água temperada com sal e vinagre. Parte-se em pedaços.

De véspera, coloca-se o coelho num alguidar. Faz-se um vinha d’alhos com bastante alho cortado e cebola, massa malagueta, folhas de louro, alecrim, orégãos, colorau (pimentão doce), pimenta da Jamaica e pimenta branca, sal, sumo de um limão e o limão cortado em pedaços. Cobre-se a carne com vinho tinto e vinho branco de qualidade. Rega-se também com um pouco de cerveja.

No próprio dia, faz-se um refogado em azeite com uma cebola grande. Adiciona-se tiras de bacon e chouriço às rodelas. Polvilha-se com Goya Açafrão (mistura de alho moído, pimenta e açafrão). Junta-se os pedaços de coelho, um pouco da marinada e uma lata pequena de tomate pelado. Deixa-se ferver. Retifica-se o sal e tapa-se a panela até o coelho estar estufado. Quase no fim, adiciona-se tomilho fresco.

3.JPG

.

Deixe uma Resposta

Please log in using one of these methods to post your comment:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

%d bloggers like this: