As Romãs são muito benéficas para o nosso organismo. Estas excelentes fontes de vitamina A, C, E e ácido folico são conhecidas principalmente por ajudarem na diminuição das doenças coronárias, mantendo uma boa circulação do fluxo sanguíneo, protegendo contra a formação de coágulos e diminuindo o nível de colesterol; por auxiliarem os ossos, protegendo contra a osteoporose e osteoartrites; por possuírem poder anti-bacteriano e antiviral, reduzindo a placa bacteriana, combatendo doenças da cavidade bucal; por terem poder antioxidante, protegendo o organismo contra o aparecimento de doenças oncológicas, e ajudando no combate à reprodução das células cancerígenas.
Como vêem, existem só vantagens ao consumirmos romãs.
A receita de hoje combina duas frutas das quais gosto muito: as peras e as romãs. Mas desenganem-se se acham que a pera é a rainha da festa. Nada disso. Esta apenas permite que a romã mostre o seu glamour!
Aceitei o desafio da Marta Dionísio, autora do blogue Intrusa na Cozinha, e dediquei o desafio do mês de outubro à romã.
Peras caramelizadas com molho de romã
Ingredientes
- 4 peras
- 1 romã (bagos)
- 1 chávena de sumo de romã
- 1/2 chávena de vinagre
- 1/4 chávena de manteiga
- 1/2 chávena de açúcar
- pitada de sal
- 8 folhas de menta ou ou de hortelã para guarnecer
Preparação do Molho
Em lume brando cozinhe o sumo de romã com o vinagre até engrossar.
Abra a romã e retire-lhes os bagos. Reserve.
Pré-aqueça o forno a 200ºC.
Lave as peras, corte-as no sentido longitudinal e retire-lhe o caroço. Descascá-las é facultativo. Cubra-as com água para que não escureçam.
Enquanto o molho engrossa, coloque numa frigideira de ferro fundido (ou outra que possa ir ao forno ( toda em inox, sem cabos de madeira), a manteiga, o açúcar e o sal. Deixe que ferva, mexa até que o açúcar caramelize.
Coloque na frigideira as oito metades de pera com a face lisa para baixo e regue-as com o açúcar caramelizado. Tape e leve leve ao forno 30 minutos ou até as peras estarem cozinhadas.
Retire do forno e deixe assentar durante 10 minutos.
Sirva morno, regando as peras com o açúcar caramelizado e o molho de romã.
Guarneça com folhas de menta ou de hortelã.
Outras receitas com romã:
Cheesecake
https://foodwithameaning.wordpress.com/2012/01/09/cheesecake-de-roma/
Salada de fruta 1
Salada de fruta 2
https://foodwithameaning.wordpress.com/2016/01/29/salada-de-fruta-com-lemon-curd/
Água aromatizada
https://foodwithameaning.wordpress.com/2016/01/11/e-o-1o-workshop-deborla-deste-ano-foi-assim/
Bolo
https://foodwithameaning.wordpress.com/2014/12/30/bolo-d-amelia-para-a-tradicao-do-menino-mija/
Pavlova
Salada verde
Olá Patrícia,
as romãs, além de visualmente deslumbrantes, são pequenos tesouros nutricionais que a maioria das pessoas desvaloriza. Eu pessoalmente adoro o seu sabor, a sua cor, e todo o seu potencial como ingrediente. Acho genuinamente que qualquer receita sai valorizada quando lhe acrescentamos alguns bagos de romã. A prova disso é a última receita que fiz, a de um simples frango assado, que se torna visualmente deslumbrante e cativante ao lhe juntar alguns bagos de romã de um intenso e inebriante vermelho vivo! E o sabor?.. o sabor é maravilhoso 🙂
Sempre nos habituaste a receitas lindas, e esta não é exceção Patrícia! As tuas fotos estão lindas e inspiradoras, e deixam antever um sabor delicioso. Sem dúvida uma receita que vai ficar linda na nossa mesa de outubro 🙂
Muito obrigado, de coração, por teres aceite o meu convite/desafio!
Um beijinho enorme
Marta Dionísio
GostarGostar