Com o início de setembro, e com as primeiras vindimas, surge este gelado de vinho-doce, mais uma experiência inusitada que acabou por surpreender. Nas nossas compras de domingo na Feira do Gado, na Vinha Brava, veio uma garrafa de vinho-doce, acabadinho de sair do lagar. Um copo de sumo de uva acabada de espremer é capaz de contar tantas histórias: desde o tratar das videiras à colheita das uvas. É fruto do trabalho de muita gente, por isso, no prazer que o sumo de uva, precioso néctar, confere ao paladar deve estar a gratidão.
Desde os tempos mais remotos, o vinho tem vindo a desempenhar um papel de relevo em quase todas as civilizações. “Fruto da videira e do trabalho do Homem” é repleto de simbologia, impregnado de religiosidade e de misticismo, é fonte de lendas e inspiração de mitos.
Com o intuito de enaltecer e dignificar este saboroso líquido, trago-vos este gelado de vinho-doce, ou de sumo de uva, antes da fermentação.
Ingredientes
- 200 ml de vinho-doce (sumo de uvas acabadas de espremer)
- 150 g de açúcar em pó
- 4 claras batidas em castelo
- 400 ml de natas
Preparação do Gelado
- Batem-se as natas até estas ficarem fofas e adoçam-se com açúcar em pó.
- Junta-se o vinho-doce ao preparado anterior e bate-se novamente.
- À parte, batem-se as claras em castelo e envolvem-se no preparado anterior.
- Verte-se para uma marmita para se iniciar o processo de congelação.
- Após uma hora de congelação, retira-se o gelado e mexe-se muito bem para se quebrarem os cristais de gelo já criados. Repete-se o mesmo processo uma hora depois. Volta ao congelador mais duas horas, no mínimo, antes de servir.
- O gelado poderá ser servido acompanhado com topping de compota de uva ou com coulis de uva.
Há seculos que não passava por aqui , isto porque não dá para ser seguidora e não consigo adicionar pois diz que já sigo muitos blogs.
Amei este gelado, tem uma cor maravilhosa.
GostarGostar
Olá São. Muito obrigada pela visita
GostarGostar