Este mês de janeiro tem-se pautado por dias frios, chuvosos e nevoeirentos e, por este motivo, têm apetecido muitas sopinhas e pratos de conforto, como este que vos trago hoje em que as lulas e o romanesco são os atores principais.
O romanesco é a inflorescência comestível da (Brassica oleracea var. botrytis), uma variedade da espécie a que pertencem também a couve-flor, o brócolos, a couve, o repolho e a couve-de-bruxelas. É originário da Itália e mais precisamente de Roma. Há registos de sua utilização desde o século XVI, mas somente nas últimas décadas veio a ser disponível e conhecido em outros países. A sua forma geométrica é muito decorativa, e sua disposição espiralada é muito citada como exemplo de forma fractal na natureza, e ilustra as leis dafilotaxia. A sua consistência é ainda mais tenra que a da couve-flor, devendo portanto ser apenas levemente cozido, e podendo também ser utilizado cru, em saladas. (editado desta fonte)
Lulas na frigideira com romanesco e batata-nova
Ingredientes
- 1 embalagem de lula limpa inteira
- 3 dentes de alho com a casca
- alho em pó
- vaqueiro q..b.
- 2 colheres de sopa de molho inglês
- 1 colher de sopa de molho de peixe
- pimenta rosa
- sal
- couve romanesco
- cenouras
- batata-nova
- azeite aromatizado com alho, alecrim e piri-piri para temperar.
Preparação
- Descongele as lulas e lave-as em várias água. Escorra bem.
- Corte as lulas às rodelas.
- Numa frigideira, adicione um fio de azeite, pedaços de vaqueiro e os três dentes de alho semi-esmagados com a lateral da faca.
- Junte as lulas e deixe que estas vertam alguma água. Deixe evaporar parte da água das lulas e tempere a pimenta rosa, com o molho de peixe e o molho inglês. Polvilhe com alho em pó a gosto e adicione sal. Saltei as lulas até ficarem cozinhadas.
- Num tacho com água a ferver, coza as cenouras e as batatas, com um pouco de sal. Se gostar, tempere a água com uma malagueta e uma folha de louro.
- Noutro tacho, mergulhe na água a ferver, também temperada com sal, a couve romanesco. Tal como acontece com os brócolos, este tipo de inflorescência coze bastante depressa. Vigie para que não coza demasiado e se desfaça.
- Sirva as lulas com os legumes e a batata, regados com azeite aromatizado.
Os pratos das fotos estão disponíveis nas Lojas DeBORLA.
A travessa é linda!