Este espaço celebra hoje quatro anos de existência. E pela primeira vez foi a WordPress a relembrar-me do aniversário do blogue. Nunca antes me tinha acontecido esquecer a data de 30 de novembro. Por vezes, estes esquecimentos devem-se ao desvio das nossas rotinas por condicionantes da vida. Foi certamente o caso.
Contudo, e sabendo-se que onde há festa existe sempre um doce ou um salgado, trouxe estes deliciosos brigadeiros para celebrar convosco esta data. Estavam como que em lista de espera para serem publicados e aguardavam pacientemente, há algumas semanas, dentro de uma pasta no ambiente de trabalho do meu computador.
Tradicionalmente, comemoram-se estes acontecimentos com bolo, mas hoje tenho de ser diferente.
A verdade é que, sem vós desse lado eu nunca poderia organizar uma verdadeira festa. Este momento de felicidade reparto-o convosco,
Este percurso de food blogger tem-me dado muitas alegrias e incentivado a diversas aprendizagens, quer no campo gastronómico quer em termos de registo fotográfico. Tenho lido muito sobre ambas as áreas e tentado aperfeiçoar, com os meios que disponho, estes meus passatempos, que conseguem pôr mesa para a família e amigos e registá-a em pixels ao mesmo tempo.
Bem hajam todos os que por aqui passam e que enriquecem as publicações com comentários e questões.
Bem hajam todos os que visitam o foodwithameaning em silêncio.
Bem hajam todos as novas amizades criadas por intermédio do blogue e dos workshops que desenvolvo.
Bem hajam todas as minhas antigas amizades que persistem em existir e reproduzem as minhas receitas, falando comigo em pessoa ou por mensagem.
Bem haja a minha família e bem hajam todos os meus amigos e provadores-reais, que me aturam e esperam pacientemente pelo prato até que a reportagem fotográfica esteja concluída. Eles também sabem que o prato da foto é sempre o melhor servido!
Obrigada por existirem deste e desse lado!
Para acompanharem o brigadeiro, façam um café bem aromático e deliciem-se com os olhos fechados!
Ingredientes
1 lata de leite condensado
50 g de cacau em pó
20 g de manteiga
granulado de chocolate para decorar
formas de papel pequenas para doces
Preparação na Bimby
Coloque todos os ingredientes, exceto o granulado no copo, e programe 33 minutos/100º/Vel.4. Substitua o copo de medida pelo cesto para evitar salpicos.
Retire de imediato para um recipiente untado com manteiga e deixe arrefecer.
Unte as mãos com manteiga e faça bolas, envolva no granulado de chocolate e coloque em formas de papel.
Preparação Tradicional
Coloque numa panela funda o leite condensado, a manteiga e o cacau em pó.
Cozinhe em fogo médio e mexa sem parar com uma colher de pau.
Cozinhe até que o brigadeiro comece a desprender da panela.
Deixe arrefecer bem.
Unte as mãos com manteiga, faça as bolinhas e envolva-as em chocolate granulado.
Preparação com pasta Dulcis
Compre a embalagem com a massa de brigadeiro Dulcis.
Unte as mãos com óleo.
Retire pedacinhos de massa e enrole os brigadeiros.
Passe cada bolinha por chocolate granulado.
Muitos Parabéns!!! Gosto tanto do teu blog e sinto muito orgulho por ver que uma Açoriana eleva a cozinha e a fotografia a este nível! Que venham muitos mais! Beijinho grande
GostarGostar
Muito obrigada querida Elisabete, a minha seguidora mais assídua! Faz-se o que se pode com o tempo que se dispõe. Tenho imensa pena de não conseguir fazer mais coisas. Ideias não me faltam!
Beijinhos
GostarGostar
Muitos Parabéns, Patrícia 🙂
São 4 anos carregados de coisas boas, e para mim, muita aprendizagem. Tantos ingredientes e iguarias açorianas que aqui vi pela 1ª vez!
Não comento muito mas acompanho sempre este teu cantinho e delicio-me com as propostas bem originais, típicas ou não, e belas imagens que sempre as acompanham.
Tudo de bom por muitos mais anos repleto de coisas boas.
Bjinhos
Susana
GostarGostar
Parabéns pelo teu lugar, Patrícia. E, muito especialmente, pela generosidade com que lhe acrescentas páginas. Longa vida ao teu sítio e a cada um dos seus significados.
Um beijo grande!
Mar
GostarGostar