Os orégãos e os cominhos foram as minhas especiarias eleitas para a participação no desfile de dezembro de Dia Um…Na Cozinha, subordinado ao tema A Minha Especiaria. Com certeza, devem estar a estranhar uma receita de caracóis em pleno mês dezembro. Que coisa tão inusitada de facto, mas uma espiral de sabor.
Apesar de já ter publicado a receita no blogue Receitas ao Desafio, em 2013, todos os anos faço caracóis sempre que eles aparecem na peixaria do hipermercado. Cá em casa, nós somos todos muito apreciadores deste petisco, o que se deve essencialmente à Tasca do Rei dos caracóis, do meu amigo e colega de trabalho Helder, presença habitual nas festas da cidade de Angra do Heroísmo. O Helder viciou-nos nos caracóis e agora “obrigo-me” a confecioná-los quando o petisco apetece.
Tigela branca da Loja DeBorla
Prato cinza da Loja DeBorla
Esta é uma receita muito aromática, devido à presença dos cominhos, dos orégãos e dos coentros, que deve ser servida quente e com umas fatias de pão de água ou de milho. Uma sangria branca complementa exemplarmente este prato.
Ingredientes e Preparação
1. Compre um saco de caracóis. Lave-os muito bem em água corrente até ver que a água estava a sair limpa.
2. Verta um pouco de vinagre por cima dos caracóis para ficarem entorpecidos e depois volte a passar por várias águas.
3. Deite os caracóis dentro de um tacho e cubra-os com água. Tape-os e deixe repousar durante 15 minutos.
4. Ligue o fogão no mínimo e espere que os caracóis espreitem para fora da carcaça.
5. Coloque uma cebola partida a meio, 4 dentes de alho, um caldo de carne, orégãos secos, 1 folha de louro, uma colher de café de cominhos, um ramo grande de coentros, azeite e sal.
6. Aumente o “lume” e deixe cozinhar meia hora.
Tigela branca da Loja DeBorla
Prato cinza da Loja DeBorla
Parabéns pelo início do quinto ano.
GostarGostar
Bem bonito!
GostarGostar