O ingrediente principal desta salada é o millet, também conhecido por milho painço. Este cereal, oriundo das Índias Orientais e do Norte de África, começou a ser utilizado antes do aparecimento do arroz. É altamente nutritivo e contém muita fibra, sendo, por isso, de fácil digestão. É composto por 15% de proteína, vitaminas do complexo B, vitamina E e lecitina. Possui alto teor de ferro, 9 mg em 100g, magnésio, fósforo, potássio e ácido silícico, importante este último para a pele, cabelo e unhas. Não contém glúten, sendo, assim, ideal para celíacos. Caracteriza-se também por ser utilizado quando existem problemas de digestão, de náuseas ou de sono.
Este cereal poderá ser adquirido em hipermercados, na secção dos produtos biológicos, mas encontra-se com maior frequência em ervanárias ou em lojas gourmet. Comprei aqui nos Açores, na loja Pomar do Atlântico, em pleno centro da cidade de Angra do Heroísmo.
Nesta salada, conjuguei o millet com miolo de camarão, delícias-do-mar, atum e alho-francês. Refresquei a salada com um toque de menta fresca.
Ingredientes
1 chávena de millet (milho painço)
2 alhos-francês (parte branca apenas)
½ couve branca
1 embalagem de miolo de camarão (80/100)
2 latas de atum em azeite
1 pacote de delícias-do-mar
½ pimento vermelho
Sal q.b.
Azeite
Pimenta
Caril (1 colher de café)
Moinho de sal oriental (do Lidl)
Preparação
- Coze-se o millet com sal (3 partes de água a ferver para 1 de millet- se demolhar durante uma hora coze em 5/10 minutos; se não demolhar, coze em 30m minutos).
- Num wok ou frigideira anti-aderente, coloca-se um fio de azeite, o alho francês cortado em rodelas finas, o pimento e a couve branca, cortados em juliana fina. Deixa-se alourar cerca de 3 a 5 minutos até a couve começar a ficar tenra.
- Junta-se o miolo de camarão congelado, sem passar por água, o atum e tempera-se com pimenta, caril e moinho de sal oriental.
- Acrescentam-se as delícias do mar desfiadas ou picadas. Apaga-se o lume.
- Mistura-se o millet ao preparado do wok e serve-se.
Esta receita foi concebida por mim com a intenção de divulgar o cereal millet. Foi apresentada no Workshop “My Healthy Lunchbox”, realizado no passado sábado na loja DeBORLA-Terceira.
Continuação de uma ótima semana, quer seja ela de trabalho ou de férias!
Patrícia
Olá Patrícia: já tinha visto millet à venda aqui nas grandes superfícies,mas não sabia bem o que fazer com ele. Gostei imenso da tua sugestão e vou guardar a receita para a poder experimentar, pois parece deliciosa.
Bjn
Márcia
GostarGostar
Acho uma ideia excelente! Depois diz-me se gostaram aí em casa. Por cá quem provou adorou! beijinhos e obrigada pela visita
GostarGostar
Patricia,
Acredites que apesar de saber da existência do millet nunca lhe dei a sua importância. Costumo preferir a quinoa ou até os cuscus. Mas esta tua sugestão fez me lembrar que tenho efetivamente que começar a usar mais este cereal, até porque não tem glutén.
Beijinho
Ana
GostarGostar
Concordo contigo, Ana. Temos efetivamente de explorar novos ingredientes. Isto faz com que possamos mais criativos e menos enfadonhos na cozinha.
Beijinhos e obrigada pela visita.
Patrícia
GostarGostar