O Dia de São Valentim aproxima-se. É já sábado. Apesar de este ano o dia coincidir com o Carnaval, não há motivo para não se festejar ambas as tradições em pleno. Se for o tipo de pessoa mais pacata, e não apreciar as tradições carnavalescas dos bailes de máscaras, dos desfiles trapalhões ou das cansativas e repetitivas músicas desta época, tem sempre a possibilidade de ir para a cozinhar preparar um miminho especial para a sua cara-metade como demonstração de afeto. Os Bombons são a minha sugestão para este ano. Optei por uma dupla de chocolate negro e chocolate branco, ao jeito ebony and ivory. Desta forma elimina-se o perigo de não se agradar a todos. Poderão também optar por confecioná-los com chocolate de leite. Nestas coisas a imaginação é o limite.
Bombons de chocolate negro e licor de amora & Bombons de Chocolate Branco e Licor de Anona
Ingredientes para 15 unidades de cada tipo de chocolate
2oo g de chocolate meio-amargo
200 g de chocolate branco
2 colheres de chá de manteiga
1 colher de sopa de licor de amora (típico da ilha do Pico)
1 colher de sopa de licor de anona (típico da Ilha da Madeira)
Modo de Preparação
1. Partir cada chocolate em taças separadas. Pode fazê-lo ainda com o pacote fechado, batendo com este no tampo da bancada. Assim evita suar as mãos.
2. Levar ao micro-ondas cada taça separadamente por períodos de 30 segundos. Mexer muito bem com uma colher e voltar a levar ao micro-ondas mais 30 segundos. Misturar novamente muito bem. Se necessário, voltar ao micro-ondas.
3. Juntar uma colher de chá de manteiga em cada taça. Na taça do chocolate negro, adicionar uma colher de sopa de licor de amora. Na taça de chocolate branco, adicionar uma colher de sopa de licor de anona. Voltar a misturar bem os ingredientes.
4. Verter para formas de silicone variadas. Não encher demasiado. Com uma colher afagar a mistura para o chocolate assentar em todas as partes das formas. Tenta-se assim evitar que se criem bolsas de ar que resultarão posteriormente em pequenos orifícios inestéticos. Alise a superfície do chocolate raspando com uma faca de corte no sentido do comprimento da forma. Bater com a forma na bancada para ajudar a assentar o chocolate.
5. Levar ao frigorífico até solidificar (um mínimo de duas horas). Desenformar e servir à temperatura ambiente.
E para celebrar o Amor, nada melhor do que uns corações negros, nome pelo qual são conhecidos estes frutos cá na ilha, cortados a meio e comidos à colher. Achei estes dois tão bonitos por terem a forma de coração bem definida. Muito apropriados para a ocasião. E, de repente, recordo uma postagem do meu amigo Joel Neto, cujo texto vale mesmo a pena ler.
Deixo-vos o link: http://www.joelneto.com/morrer-de-amor-424673
Links de São Valentim:
https://foodwithameaning.wordpress.com/2014/02/14/costela-de-adao-em-dia-de-sao-valentim/
https://foodwithameaning.wordpress.com/2013/02/14/be-my-pink-cookie-heart/
Ui!
GostarGostar
Que maravilha Patrícia!
Não é preciso ser dia especial para saborear esses tesouros.
Adoro fazer bombons caseiros e partilhar com o meu namorado, ele adora 🙂
Essa ideia com os licores é perfeita. Lembro-me de quando fui aos Açores vir carregada de licores de váriso sabores. O de maracujá é o meu preferido, vou ver se testo na minha cozinha com ele. Um beijinho.
GostarGostar
Que mimos doces! Um regalo para vista 😉
Um beijo
Babette
GostarGostar
Simplesmente perfeitos, ficaram lindos, lindos, Patrícia! 🙂
Quando faço assumem formas beeeeem mais toscas.
E para não variar trazes-me mais uma novidade, licor de anona. Nem consigo imaginar o sabor?! 🙂
Bjinhos
GostarGostar
Olá Patrícia 🙂
São uma perdição e depois de entrar na segunda, e meia… idade, ehehe, tornei-me gulosa. Com as formas acrílicas tradicionais, para preparar bombons tenho de fazer uma tempera ao chocolate (genuíno), o que normalmente usamos é sucedâneo de chocolate. Ainda não utilizei formas de silicone, mas dessa forma é mais fácil e evitando a tempera do chocolate.
Beijinho
GostarGostar
Tem razão, Rosa! Com as formas em silicone fica mais facilitado. E existe formas tão mimosas! Estou agora ansiosa para ver o que vai sair da sua cozinha!
Muitos beijinhos e obrigada pela visita!
Patrícia
GostarGostar