Quem vem seguindo o Foodwithameaning saberá o quão fãs somos de peixe e marisco. De facto, a etiqueta Peixe apresenta já uma grande variedade de sugestões com peixes apanhados maioritariamente pelos pescadores locais ou pelo meu marido que pratica pesca-submarina essencialmente na primavera e no verão. Neste momento, ele anda de volta da churrasqueira a preparar as brasas para mais um peixinho saboroso. Os domingos prestam-se a estas coisas e o dia está lindo mas frio. O frio , por sua vez, pede brasas ou então fornos quentinhos, como é o caso da receita que vos trago hoje, garoupa no forno com batata nova, alho-francês e curtume.
Vamos para a mesa?
Ingredientes
1 garoupa
batata nova
2 alhos franceses
2 tiras de pimento vermelho de curtume
salsa
orégãos frescos
3 dentes de alhos
2 colheres de sopa de manteiga
sumo de lima a gosto
moinho de cinco pimentas
1 malagueta
1 folha de louro
azeite
meio copo de água
Preparação
1. Lavam-se as batatas e colocam-se a cozer numa panela com água temperada com sal, uma malagueta e uma folha de louro. As batatas não devem ficar muito cozidas, mas aguentadas para posteriormente conseguirem suportar o tempo de forno necessário para se assar o peixe. Escorrem-se e reservam-se.
2. Colocam-se as batatas num refogado feito com alho-francês. Para este, corta-se o alho às rodelas e deixa-se refogar no azeite. Perto do final, acrescentam-se pedacinhos de pimento vermelho de curtume. Envolvem-se as batatas neste refogado e temperam-se com moinho de cinco pimentas.
3. À parte, prepara-se um molho para o peixe com a manteiga e o alho picado. Leva-se ao micro-ondas até fervilhar. Junta-se a este molho a salsa picada e os orégãos.
4. Tempera-se o peixe com sal e dispõe-se no fundo de uma assadeira regada com um fio de azeite.
5. Aconchegam-se as batatas e o refogado que as envolve à volta do peixe e verte-se o molho de manteiga, alho e e ervas aromáticas por cima deste.
6. Vai ao forno pré-aquecido entre 20 a 30 minutos, a 200 ºC, apenas com a resistência inferior. Se necessário, acrescenta-se meio copo de água ao tabuleiro de peixe.
7. Antes de servir, espreme-se o sumo de lima por cima do peixe.
Não se esqueçam de passar nesta cozinha amanhã ou depois porque terei umas sugestões bem amorosas para comemorarem o Dia de São Valentim!
Boa sugestão, gosto muito de garoupa,mais uma receita a experimentar.Bom domingo e bom apetite.
GostarGostar
Obrigada vizinha. beijinhos
GostarGostar
Que sorte tens! que marido! Eu nao reclamo, o meu toma conta da casa qs sozinho, mas gostava tanto de de vez em quando ter alguém que me preparasse uma refeicao! bjs e bom domingo.
GostarGostar
Ele sabe fazer os seus petiscos, quando lhe apetece e tem tempo, claro. Hoje almoçámos peixe grelhado. Ficou tudo por conta dele e estava mesmo bom. O peixe é sempre a nossa primeira opção. Beijinhos para ti e para o teu viking.
GostarGostar
Um dia, ainda hei-de comprar uma daquelas pinças, que servem para retirar as espinhas do peixe, aí, concerteza que todo o peixe me saberá melhor.
Só mesmo por cusquice, a mesa é feita com tábuas de palete?
GostarGostar
Um açoriano com aversão a peixe???? Onde já se viu? Os segredos das mesas pertencem às bloggers. Não podemos contar os truques todos, n’est-ce pas? beijinhos
GostarGostar
Aversão, só mesmo a espinhas. Quanto à mesa desculpe, não sabia que era segredo, pas de problème.
GostarGostar
Cá em casa também somos muito adeptos de peixe, aliás prefiro-o mil vezes à carne, mas infelizmente não vivo perto do mar e o preço do peixe nem sempre é uma simpatia. Mas gosto muito destas refeições, um belo peixinho fresco, bem guarnecido no forno, oh que maravilha. 🙂
Não conheço esse pimento de curtume de que falas. 😉
Um beijinho.
GostarGostar
Olá Célio. O pimento a que me refiro é o comum pimento encarnado mas em curtume caseiro que nós fazemos cá em casa composto de vinagre, folha de louro, malaguetas e especiarias. Beijinhos
GostarGostar