A BioAzórica dinamizou recentemente dois workshops de culinária vegetariana no Mercado Biológico da Praia da Vitória. Felizmente, consegui arranjar espaço na minha agenda para participar em um dos dois. E depois de ter realizado o primeiro workshop fiquei mesmo com pena de não ter tempo para frequentar o segundo. Estes são espaços interativos onde aprendemos muito e conhecemos pessoas novas. Tive a sorte de ter companheiros de mesa fabulosos com quem discuti a confeção dos diferentes pratos e com quem ainda hoje partilho por e-mail receitas e fotos dos pratos confecionados pelo monge indiano Dada Dhyanananda.
Impulsionada pela vontade de valorizar alimentos saudáveis convido-vos a saborear esta salada.
Comprei a micro-couve tat soi na Quinta das Hidrosaladas. Em versão pequenina é tão saborosa, tenrinha e ideal para saladas.
Depois, fui à horta cá de casa, ao canteiro dos rabanetes e escolhi estes exemplares para adicionar à salada.
Coloquei um pimento vermelho a assar no forno. Coloquei-o dentro de um saco de plástico durante uns minutos, retirando-lhe assim a pele com mais facilidade, mas poderão utilizar os enlatados.
Dispus tiras de pimento sobre a couve, os rabanetes às rodelas e cubinhos de queijo aromatizado com ervas.
Polvilhei com um pouco de sal de mesa.
Reguei a salada com azeite de manjericão, alho e piri-piri.
Ingredientes para o azeite aromatizado
azeite
3 dentes de alho (se preferir que o azeite tenha um sabor a alho mais intenso, corte os alhos ao meio)
manjericão
bagas de piri-piri
Preparação do azeite
Coloque azeite num frasco.
Parta com as mãos pedaços de folhas de manjericão e introduza-os no frasco.
Descasque os dentes de alho e coloque-os no frasco.
Acrescente as bagas de piri-piri e de pimenta.
Verifique que tudo fique coberto com azeite.
Feche o frasco e proteja-o da luz durante uma semana, no mínimo, antes de utilizar o azeite.
Utilize o azeite aromatizado em saladas ou para envolver massas cozidas.
Estou sempre a aprender contigo. Desconhecia por completo essa couve tão bonita 🙂
GostarGostar
Que linda essa couve! Adorei!
GostarGostar
que linda couve! a salada ficou fantástica 🙂 beijinhos
GostarGostar
Olá Patrícia, nunca tinha ouvido falar de tal couve! As coisas que eu aprendo aqui 🙂 A salada ficou linda, e o azeite aromatizado deve ser uma delícia!
Beijinhos
GostarGostar