Gosto mesmo de abóbora, como quem segue o blogue já deve ter reparado. Ela é uma boa fonte de proteínas. Contém vários minerais e vitaminas (ferro, cálcio, fósforo, vitamina A, E e complexo B) com efeito antioxidante, anti-inflamatório e regulador do sistema nervoso. É muito bem tolerada por organismos de todas as idades e ajuda no funcionamento do trânsito intestinal. As suas sementes são uma grande fonte de ácidos gordos essenciais. Quem é mãe também sabe que a abóbora é parte principal da primeira sopinha que se dá ao bebé.
Por todos estes motivos e mais alguns, decidi assar uma fornada de fatias de abóbora. Quis, no entanto, diferenciar umas das outras e recorri para o efeito a diferentes temperos. Para a primeira versão, abóbora assada com azeite e pimentas, inspirei-me aqui nesta receita de Matt Bites, um homem que se diz “obsessed with food, drink and everything in between”.
Fiz mais duas versões, abóbora assada com açúcar e canela e abóbora assada com açúcar gengibre e noz-moscada.
Gostei bastante das versões doces, mas a minha eleita foi a variante salgada, talvez por ter feito questão de a acompanhar com queijo ricotta e ervas aromáticas.
Vamos então às simples receitas:
Corta-se a abóbora às fatias. Assei doze. Lavam-se os pedaços e retiram-se as sementes.
Forra-se um tabuleiro de forno com papel vegetal. Dispõem-se as fatias de abóbora em três linhas diferentes para após a cozedura sabermos as várias versões.
Temperei quatro fatias com sal de mesa, mistura de pimentas, ervas aromáticas e um fio de azeite.
Temperei outras quatro com açúcar e canela.
As últimas quatro fatias foram temperadas com açúcar e gengibre.
Levei a assar a uma temperatura de 180 graus,com utilização apenas da resistência inferior do forno, até que as abóboras evidenciassem o aspeto de assadas.
Deixei que a versão salgada arrefecesse ligeiramente e servi-a com mais um fio de azeite, queijo ricotta e mistura de ervas aromáticas para saladas. Deliciei-me.
Continuação de boas festas!
Tenho feito com frequência abóbora assada no forno com especiarias e adoro. Acompanha as mais variada refeições!
GostarGostar
Bom dia 🙂
Nunca me ocorreu assar abóbora desta forma que aqui nos trazes, mas achei uma sugestão excelente !
Fiquei aqui a imaginar a mistura de sabores e confesso que fiquei muito tentada…
Por acaso tenho lá abóbora, alguma congelada, outra inteira, vou levar esta tua idéia para a minha cozinha um destes dias ! 🙂
Adorei o aspecto final, as fotos são lindas e muito sugestivas ! 🙂
Beijinhos
GostarGostar
Uma forma deliciosa de comer abobora. Para quem como eu adora queijos e abobora, esta e a combinacao perfeita.
Beijinhos
GostarGostar